ARTICULAÇÕES INSTITUCIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

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Título

ARTICULAÇÕES INSTITUCIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autor(a):
  • Renata Prenstteter Gama

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220910223
    Publicado em

    31/10/2022

    Páginas

    11-24

    Capítulo

    1

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as articulações desenvolvidas na formação inicial de professores que ensinam matemática a partir das teses e dissertações produzidas no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC). A problemática surgiu ao considerar a necessidade do repensar a formação inicial de professores para enfrentar o desafio da escola atual e a complexidade da prática docente, bem como dos resultados das pesquisas brasileiras realizadas sobre o início da carreira docente em matemática e dos egressos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia apontando indícios que muitos dos problemas dessa fase inicial são decorrentes das próprias dicotomias do processo de formação inicial. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, do tipo estado da arte que identificou 251 pesquisas acadêmicas brasileiras (teses e dissertações) produzidas no Programa Observatório da Educação articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica e envolveram matemática. Essas pesquisas são apresentadas em um breve mapeamento e dentre elas, foram selecionadas as pesquisas sobre a formação inicial dos professores (25) que constituiu o corpus de análise. Para o processo analítico foi realizado a leitura dos trabalhos e a construção de uma ficha contendo título, instituição, autor(a) e orientador(a), temática e foco, nível de ensino, metodologia da pesquisa, referencial teórico e principais resultados. Para a apresentação dos resultados foi construído um panorama sobre a formação inicial dividido em três partes: a) currículo e disciplinas; b) expectativas e conhecimento matemático e c) programas/projetos nos cursos. Os resultados apontam para a relevância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação inicial de professores. As pesquisas sinalizaram que as discussões os sobre currículo nos cursos de licenciatura permanecem presentes para o cumprimento dos pressupostos legais e com iniciativas pontuais de algumas universidades e/ou programas fomentados para as articulações entre a teoria e prática e entre a universidade e escola. Identifica-se também que a articulação entre os conhecimentos pedagógico e matemático inclui a problemática do aspecto conceitual do conteúdo matemático com o curso não voltado para a docência na Educação Básica. Por fim, foram identificadas iniciativas que promoveram outras articulações como entre a formação inicial e continuada (PIBID e OBEDUC) e entre as licenciaturas de Pedagogia e Matemática (CluMat).

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    Palavras-chave

    Professores de matemática, Licenciatura em matemática, Políticas de formação de professores.

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