TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS TRABALHANDO COM POSSIBILIDADES

Code: 220709443
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Título

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS TRABALHANDO COM POSSIBILIDADES

Autores(as):
  • Gilcimara dos Santos Barros

    BARROS, Gilcimara dos Santos

  • Jónata Ferreira de Moura

    MOURA, Jónata Ferreira de.

DOI
10.37885/220709443
Publicado em

01/11/2022

Páginas

105-120

Capítulo

8

Resumo

Este texto refere-se a uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa sobre o tratamento da informação na Educação Infantil, que nasce de um projeto de mediação pedagógica desenvolvido em uma turma com 10 alunos de 5 anos de idade, de uma pré-escola da rede pública municipal de ensino de Imperatriz/MA. Objetiva-se compreender o significado que crianças da Educação Infantil atribuem a algumas noções estatísticas. Os dados foram construídos a partir de observações e pela mediação de tarefas relacionadas com o cotidiano (não)escolar das crianças e a Estatística. Os dados revelam que as crianças conseguem falar sobre gráficos, tabelas e argumentar sobre possibilidades; mostram também que a Estatística é uma temática possível de ser ensinada na Educação Infantil, pois se apresenta como viável o estudo de ideias estatísticas na fase escolar rompendo com a crença de que as crianças da pré-escola não têm condições de construir ideias estatísticas; e também mostram indícios de que, com os conceitos estatísticos as crianças podem se desenvolver matematicamente saindo do pensamento lógico-físico para o pensamento lógico-matemática.

Palavras-chave

Conceitos Estatísticos. Educação Infantil. Projeto de Mediação Pedagógica.

Autor(a) Correspondente
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