MULTIPLICANDO E DIVIDINDO COM MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS PEQUENAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 220910190
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Título

MULTIPLICANDO E DIVIDINDO COM MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS PEQUENAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • John Jamerson Da Silva Brito

    BRITO, John Jamerson da Silva

  • Jónata Ferreira De Moura

    MOURA, Jónata Ferreira de

DOI
10.37885/220910190
Publicado em

01/11/2022

Páginas

133-144

Capítulo

10

Resumo

A matemática é considerada, por muitos, uma das áreas mais difíceis de serem estudadas, e no mesmo sentido, o ensino da matemática requer conhecimentos específicos e para além, metodologias que proporcionem melhor interação e compreensão dos conceitos matemáticos por parte dos/as estudantes. Sendo assim, o presente relato de experiência apresentará o potencial do material dourado para o ensino da multiplicação e divisão em uma turma de 4º ano do ensino fundamental no munícipio de Davinópolis/MA. O relato parte da vivência e experiência do primeiro autor como professor titular da turma, explorando o material dourado para ensinar os conceitos da multiplicação e divisão, em seguida foi realizada uma análise sobre as contribuições do material dourado para o ensino de matemática. Ao final do trabalho compreende-se que o uso do material dourado enriquece o processo de aprendizagem, possibilitando uma melhor apreensão por parte dos/as estudantes dos conhecimentos relacionando o abstrato ao concreto e vice-versa.

Palavras-chave

Ensino de Matemática, Material Dourado, Anos Iniciais, Prática Pedagógica.

Autor(a) Correspondente
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