MULTIPLICANDO E DIVIDINDO COM MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS PEQUENAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MULTIPLICANDO E DIVIDINDO COM MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS PEQUENAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
John Jamerson Da Silva Brito
Jónata Ferreira De Moura
31/10/2022
133-144
10
A matemática é considerada, por muitos, uma das áreas mais difíceis de serem estudadas, e no mesmo sentido, o ensino da matemática requer conhecimentos específicos e para além, metodologias que proporcionem melhor interação e compreensão dos conceitos matemáticos por parte dos/as estudantes. Sendo assim, o presente relato de experiência apresentará o potencial do material dourado para o ensino da multiplicação e divisão em uma turma de 4º ano do ensino fundamental no munícipio de Davinópolis/MA. O relato parte da vivência e experiência do primeiro autor como professor titular da turma, explorando o material dourado para ensinar os conceitos da multiplicação e divisão, em seguida foi realizada uma análise sobre as contribuições do material dourado para o ensino de matemática. Ao final do trabalho compreende-se que o uso do material dourado enriquece o processo de aprendizagem, possibilitando uma melhor apreensão por parte dos/as estudantes dos conhecimentos relacionando o abstrato ao concreto e vice-versa.
Ler mais...Ensino de Matemática, Material Dourado, Anos Iniciais, Prática Pedagógica.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.