APONTAMENTOS DE UMA QUESTÃO CURRICULAR NO ESTADO DO MARANHÃO, ENVOLVENDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MARANHENSIDADE EM QUESTÃO

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Título

APONTAMENTOS DE UMA QUESTÃO CURRICULAR NO ESTADO DO MARANHÃO, ENVOLVENDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MARANHENSIDADE EM QUESTÃO

Autores(as):
  • Mariana Ribeiro Cardoso Sousa

  • Jónata Ferreira De Moura

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220809905
    Publicado em

    31/10/2022

    Páginas

    121-132

    Capítulo

    9

    Resumo

    Este texto refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, que tem como foco a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [BRASIL, 2017], o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) [MARANHÃO, 2019], e suas orientações para a Educação Infantil, associada à educação matemática e a maranhensidade. Objetiva-se analisar como a educação matemática presente nos currículos da Educação Infantil vem sendo abordada em produções acadêmicas – teses de doutorado e dissertações de mestrado – e ainda se há indícios de uma relação com a maranhensidade. Para isso, realizamos um mapeamento nos sítios do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o recorte temporal de 2017 a 2021. Como resultado, não existem produções publicadas que discutam a matemática na Educação Infantil dentro da perspectiva curricular que traga a BNCC e o DCTMA como foco. É nessa ausência que apresentamos uma sugestão de sequência didática envolvendo o campo de experiência o corpo, gestos e movimentos, para trabalhar a matemática na Educação Infantil tendo a maranhensidade como foco.

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    Palavras-chave

    Educação Infantil. Educação Matemática. Maranhensidade.

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