BIOLOGIA: DESAFIOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Code: 34-46
329
991
Título

BIOLOGIA: DESAFIOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

ISBN

978-65-87196-56-5

DOI
10.37885/978-65-87196-56-5
Publicado em

11/12/2020

Páginas Capítulos Volume Edição

172

12

1

1

Organizador(a):
  • Erival Gonçalves Prata

    Erival Gonçalves Prata

Apresentação

O ensino de biologia ocorre nos diferentes níveis da educação e envolve diferentes atores educacionais pertencentes ao corpo docente e discente, em diferentes instituições de ensino desde a educação básica até a pós-graduação. Os desafios enfrentados na implementação e execução do processo de ensino de biologia envolve diferentes aspectos como: a formação dos docentes, os conteúdos do livro didático a estrutura física das instituições de ensino como disponibilidade de laboratórios de ciências e informática, recursos para a viabilidade de aulas de campo. Essas questões associadas aos desafios requerem habilidades mental e física na ministração dos conteúdos na sala de aula, nos laboratórios e aulas de campo, principalmente por parte dos docentes, e quando o conjunto de habilidades é executado com eficiência, o educador passa a desenvolver competência na arte de ensinar e executar o conteúdo. Portanto, o objetivo do projeto é entender quais os principais desafios associados ao ensino de biologia e, como o desenvolvimento de habilidades e competências podem contribuir para a melhoria do ensino nas diferentes áreas que compreendem o ensino de biologia.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

12 Capítulos

Capítulo 1

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FARMACOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA): UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA

Cesario, Francisco Rafael Alves Santana
Martins, Anita Oliveira Brito Pereira Bezerra
Macedo, Cícero André Ferreira
Silva, Maria Gabriely de Lima
Oliveira, Maria Rayane Correia de
Ribeiro, Tiago Feitosa
10.37885/201102202
Capítulo 2

A OFICINA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE O BIOMA CERRADO

Marquetti, Ionara Cardoso Alves
Santos, Mirley Luciene
10.37885/201101982
Capítulo 3

A PANDEMIA DE COVID-19 E O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM

Gomes, Ingrid Carlos
Souza, Elaine Santana
10.37885/201101949
Capítulo 4

A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE MONITORIA MELHORA O RENDIMENTO DE DISCENTES NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA

Batista, Jennyfer Yara Nunes
Ribeiro, Glênio Állex Alves
Menegatti, Agela Camila Orbem
Miranda, Rafael De Souza
10.37885/201102004
Capítulo 5

APRENDIZAGEM PARA ALÉM DAS ALGAS: CONHECENDO O AMBIENTE COSTEIRO E A COMUNIDADE LOCAL

Gouveia, Luciana de Freitas Patriota
Andrade, Leonardo Souza de
Lima, Francisca Cícera de
Medeiros, Josefa Nayane da Silva
10.37885/201102116
Capítulo 6

EFEITO DO FLUCONAZOL NA ESTRUTURAÇÃO DE COLÔNIAS ADVINDAS DE SWITCHING FENOTÍPICO EM CANDIDA TROPICALIS

Santos, Murilo Moreira
Souza, Cássia Milena
Perini, Hugo Felix
Furlaneto-Maia, Luciana
Furlaneto, Marcia Cristina
10.37885/201101979
Capítulo 7

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA UTILIZANDO CONCEITOS DE ELETROQUÍMICA

Santos, Raphaela Oliveira dos
Passos, Christian Ricardo Silva
Souza, Danilo Almeida
Ferreira, Márcio Luis Oliveira
10.37885/201101965
Capítulo 8

HÁBITOS DE JOVENS USUÁRIOS DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS INDIVIDUAIS E SINTOMAS ADVINDOS DA EXPOSIÇÃO À MÚSICA EM FORTE INTENSIDADE

Camarano, Marilia Rabelo Holanda
Santana, Pâmela Deyse Ferreira
Mascarenhas, Wirgynia Nunes
Borges, Leonardo Luis
10.37885/201001791
Capítulo 9

LECTINAS: PURIFICAÇÃO, MECANISMOS DE AÇÃO INSETICIDA E POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO

Barros, Andréa Carla de Almeida
Silva, Tatielle Pereira
Santos, Anyelly Gomes
Queiroz, Stella Freitas de
Gomes, Francis Soares
10.37885/201102216
Capítulo 10

O MEIO AMBIENTE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES FINALISTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Segantini, Huslana Quartezane
Santos, Elizangela Rodrigues
Teixeira, Marcos da Cunha
10.37885/201101989
Capítulo 11

O “CANTINHO DO DESENHO” E A AÇÃO MEDIADORA NO MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO: SENSIBILIZAÇÕES A PARTIR DOS TRAJETOS

Alves, Maria Carolina
Sales, Tiago Amaral Sales
Resende, Mayara Luana
10.37885/201102002
Capítulo 12

PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Vanderlei, Leonardo Calaça Arruda
Silva, Juliana Nader de Freitas
Rosa Júnior, Márcio Ferreira
Vigário, Ana Flávia
Machado, Gleyce Alves
10.37885/201102097