A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE MONITORIA MELHORA O RENDIMENTO DE DISCENTES NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA

Code: 201102004
13
8
Título

A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE MONITORIA MELHORA O RENDIMENTO DE DISCENTES NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA

Autores(as):
  • Jennyfer Yara Nunes Batista

    Batista, Jennyfer Yara Nunes

  • Glênio Állex Alves Ribeiro

    Ribeiro, Glênio Állex Alves

  • Agela Camila Orbem Menegatti

    Menegatti, Agela Camila Orbem

  • Rafael de Souza Miranda

    Miranda, Rafael De Souza

DOI
10.37885/201102004
Publicado em

11/12/2020

Páginas

50-65

Capítulo

4

Resumo

Em diversos cursos de graduação, a disciplina de Bioquímica apresenta altos índices de reprovação pela complexidade dos conteúdos, o que resulta em desmotivação por parte dos discentes. Assim, a oferta de atividades extraclasse tornar-se imprescindível para facilitar o entendimento dos conteúdos e a qualidade da formação acadêmica. Objetivou-se com o presente estudo investigar se a participação em atividades de monitoria proporciona ao discente melhor rendimento na disciplina de Bioquímica. A amostragem foi composta pelas notas da primeira avaliação (AP1) dos discentes que cursaram a disciplina nos semestres de 2018.1 a 2019.2, no curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Nos semestres 2018.2 e 2019.2, foram disponibilizadas atividades de monitoria e as notas da AP1 foram computadas para análise. Então, foi feito um diagnóstico do rendimento dos alunos que participaram ou não das atividades de monitoria, bem como uma análise do desempenho dos repetentes ao longo dos semestres. As notas da AP1 dos discentes repetentes com monitoria foram, em média, 60 e 47,6% superiores à média geral da turma, enquanto o contrário foi observado para a nota dos repetentes que não frequentaram a monitoria. Os discentes reprovados apresentaram incrementos nas notas da AP1 em comparação ao semestre em que foram reprovados. Em termos absolutos, as maiores notas e incrementos percentuais foram registrados para os discentes que frequentaram as atividades de monitoria. Os dados evidenciam claramente que a participação na monitoria promove o aprendizado e melhora o desempenho do discente na disciplina de bioquímica.

Palavras-chave

Atividade extraclasse; Disciplina de Bioquímica; Ensino-aprendizagem; Monitoria; Rendimento Acadêmico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.