A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FARMACOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA): UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA

Code: 201102202
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Título

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FARMACOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA): UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA

Autores(as):
  • Francisco Rafael Alves Santana Cesario

    Cesario, Francisco Rafael Alves Santana

  • Anita Oliveira Brito Pereira Bezerra Martins

    Martins, Anita Oliveira Brito Pereira Bezerra

  • Cícero André Ferreira Macedo

    Macedo, Cícero André Ferreira

  • Maria Gabriely de Lima Silva

    Silva, Maria Gabriely de Lima

  • Maria Rayane Correia de Oliveira

    Oliveira, Maria Rayane Correia de

  • Tiago Feitosa Ribeiro

    Ribeiro, Tiago Feitosa

DOI
10.37885/201102202
Publicado em

11/12/2020

Páginas

10-17

Capítulo

1

Resumo

O objetivo do estudo foi demonstrar a importância do ensino da farmacologia no curso de ciências biológicas. Foi realizada um levantamento de dados no Conselho Federal de Biologia – CFBio sobre o quantitativo de universidade federais e estaduais que ofertam o curso de ciências biológicas, assim como a busca da grade curricular de cada curso com o objetivo de verificar se a disciplina de farmacologia era contemplada no curso. Este levantamento de dados foi considerado como critérios de inclusão universidade federais e estaduais brasileiras que ofertam o curso de ciências biológicas (biologia) listados no Conselho Federal de Biologia - CFBio e como critérios de exclusão as faculdades e centros universitários privados que ofertam o curso de ciências biológicas e cursos ofertados na modalidade a distância - EAD. O levantamento de dados foi realizado nos meses de outubro e novembro de 2020. De acordo com o CFBio, o Brasil possui 92 universidades entre federais e estaduais que ofertam o curso de Ciências Biológicas nas modalidades bacharelado e licenciatura plena e um total de 1065 cursos ofertados em campis universitários. O maior número de universidades que possuem o curso de biologia se encontra na região Nordeste e Sudeste, ambos com 27 universidades, seguido de Sul e Norte com 18 e 12, respectivamente e Centro-oeste com 8 representantes. Das 92 universidades brasileiras que possuem o curso de biologia 57 são na modalidade bacharel e 73 na licenciatura plena. Foi verificado que apenas 18,47% das universidades ofertam a disciplina de farmacologia na grade curricular ou tem uma disciplina relacionada. Essa disciplina é de grande importância na formação do profissional biólogo para o desenvolvimento de habilidades no que diz respeito a atuação deste no desenvolvimento de produtos biotecnológicos de importância para a saúde humana e animal. Diante dos resultados, conclui-se que a atuação do profissional biólogo é ampla e alcança várias áreas do conhecimento, se fazendo necessário uma reflexão crítica sobre a possível inclusão permanente da disciplina de farmacologia na grade curricular.

Palavras-chave

Ensino; farmacologia; ciências biológicas.

Autor(a) Correspondente
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