APRENDIZAGEM PARA ALÉM DAS ALGAS: CONHECENDO O AMBIENTE COSTEIRO E A COMUNIDADE LOCAL

Code: 201102116
26
9
Título

APRENDIZAGEM PARA ALÉM DAS ALGAS: CONHECENDO O AMBIENTE COSTEIRO E A COMUNIDADE LOCAL

Autores(as):
  • Luciana de Freitas Patriota Gouveia

    Gouveia, Luciana de Freitas Patriota

  • Leonardo Souza de Andrade

    Andrade, Leonardo Souza de

  • Francisca Cícera de Lima

    Lima, Francisca Cícera de

  • Josefa Nayane Da Silva Medeiros

    Medeiros, Josefa Nayane da Silva

DOI
10.37885/201102116
Publicado em

11/12/2020

Páginas

66-74

Capítulo

5

Resumo

A aula de campo é uma metodologia de ensino que prioriza a aprendizagem ativa por meio da vivência. Com a aula de campo, o aluno incorpora a sua visão de mundo ao processo de aprendizagem. A carência de recursos didáticos com enfoque regional e o estímulo à vivência em ecossistemas locais, nos impulsionou a propor uma aula de campo que possibilitasse a imersão dos alunos em um ambiente costeiro. Durante aula de campo no Icapuí, litoral leste cearense, proposta para a disciplina de Botânica de Criptógamas, os estudantes observaram populações de macroalgas marinhas e aprenderam técnicas de coleta. Como processo avaliativo, foi proposta a produção de cartilhas e exsicatas com as informações e materiais coletados in loco. No total foram produzidas quatro cartilhas e vinte e quatro exsicatas que passaram a fazer parte do acervo didático do laboratório de Biologia do IFCE/Campus Jaguaribe. As espécies de algas de maior ocorrência coletadas em Ponta Grossa, Icapuí/CE foram: Ulva sp., Caulerpa sp., Dictyota sp., Padina sp. e Corallina sp. Para além da biologia das algas, os alunos interagiram com a comunidade de Barrinha, Icapuí/CE em uma visita à sede do projeto “Mulheres de Corpo e Alga”. Os relatos da comunidade trouxeram à aula de campo o contexto sócio-ambiental de ambientes costeiros do Ceará e o conhecimento sobre o ecossistema fital. Essa vivência nos mostrou que a percepção do meio tem um grande potencial como contribuição à educação ambiental dos estudantes de Biologia.

Palavras-chave

Macroalgas. Botânica. Icapuí.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.