O MEIO AMBIENTE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES FINALISTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 201101989
14
5
Título

O MEIO AMBIENTE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES FINALISTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Huslana Quartezane Segantini

    Segantini, Huslana Quartezane

  • Elizangela Rodrigues Santos

    Santos, Elizangela Rodrigues

  • Marcos da Cunha Teixeira

    Teixeira, Marcos da Cunha

DOI
10.37885/201101989
Publicado em

11/12/2020

Páginas

137-143

Capítulo

10

Resumo

Atualmente pode-se distinguir uma diversidade de atividades ofertadas com o título de educação ambiental que merecem uma análise quanto às possibilidades de formação do sujeito crítico ao final do ensino fundamental. Neste estudo, analisa-se o vocabulário utilizado pelos estudantes concludentes do ensino fundamental para se referir ao meio ambiente bem como sua capacidade crítica para relacionar fatos da realidade às possibilidades de atuação da educação ambiental. A partir da constatação de que estes estudantes desenvolveram uma visão reducionista de meio ambiente, discutem-se as implicações desse olhar fragmentário da realidade ambiental sobre o sujeito formado no ensino fundamental. Diante dos resultados, argumenta-se a favor de uma educação ambiental mais efetiva e de base crítica no ensino fundamental.

Palavras-chave

Educação; Meio ambiente; Escola; Ensino fundamental

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.