O MEIO AMBIENTE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES FINALISTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Huslana Quartezane Segantini
Segantini, Huslana Quartezane
Elizangela Rodrigues Santos
Santos, Elizangela Rodrigues
Marcos da Cunha Teixeira
Teixeira, Marcos da Cunha
11/12/2020
137-143
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BIOLOGIA: DESAFIOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Atualmente pode-se distinguir uma diversidade de atividades ofertadas com o título de educação ambiental que merecem uma análise quanto às possibilidades de formação do sujeito crítico ao final do ensino fundamental. Neste estudo, analisa-se o vocabulário utilizado pelos estudantes concludentes do ensino fundamental para se referir ao meio ambiente bem como sua capacidade crítica para relacionar fatos da realidade às possibilidades de atuação da educação ambiental. A partir da constatação de que estes estudantes desenvolveram uma visão reducionista de meio ambiente, discutem-se as implicações desse olhar fragmentário da realidade ambiental sobre o sujeito formado no ensino fundamental. Diante dos resultados, argumenta-se a favor de uma educação ambiental mais efetiva e de base crítica no ensino fundamental.
Educação; Meio ambiente; Escola; Ensino fundamental
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