A OFICINA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE O BIOMA CERRADO
Ionara Cardoso Alves Marquetti
Marquetti, Ionara Cardoso Alves
Mirley Luciene Santos
Santos, Mirley Luciene
11/12/2020
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BIOLOGIA: DESAFIOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
O presente estudo objetivou levantar as concepções e os conhecimentos de estudantes do Ensino Fundamental sobre o bioma Cerrado previamente à sua participação em uma Exposição Científica realizada no Planetário Digital de Anápolis em outubro de 2019. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, na forma de estudo de caso e com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir da oficina pedagógica aplicada durante a realização de uma exposição científica. Diversos instrumentos foram utilizados, entre os quais, o questionário, a roda de conversa, o desenho e o jogo. Constatou-se fragilidades no conhecimento científico sobre o bioma Cerrado podendo ser vários os fatores que fortalecem essa fragilidade. Foram apontados: a superficialidade com que o tema é abordado nos espaços formais de ensino, a escassez de recursos didáticos que promovam diferentes abordagens do bioma, a carência de visitas aos espaços não formais de ensino, como museus, trilhas, parques, zoológicos e outros que abordam o tema e promovem uma maior articulação teoria e prática. A oficina pedagógica se destacou como uma importante ferramenta de ensino que tem a seu favor o uso de materiais diversos e sua característica interacional, o que privilegia a construção coletiva do conhecimento. Sugere-se que essa ferramenta possa ser utilizada tanto nos espaços formais quanto não formais de ensino, seja para levantar conhecimentos prévios, e assim direcionar o que se pretende explorar, seja como uma ferramenta de articulação teoria prática.
Espaços não Formais de Ensino, Ensino de Ciências, Estratégias de Ensino, Articulação Teoria Prática.
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