A OFICINA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE O BIOMA CERRADO

Code: 201101982
23
7
Título

A OFICINA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE O BIOMA CERRADO

Autores(as):
  • Ionara Cardoso Alves Marquetti

    Marquetti, Ionara Cardoso Alves

  • Mirley Luciene Santos

    Santos, Mirley Luciene

DOI
10.37885/201101982
Publicado em

11/12/2020

Páginas

18-38

Capítulo

2

Resumo

O presente estudo objetivou levantar as concepções e os conhecimentos de estudantes do Ensino Fundamental sobre o bioma Cerrado previamente à sua participação em uma Exposição Científica realizada no Planetário Digital de Anápolis em outubro de 2019. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, na forma de estudo de caso e com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir da oficina pedagógica aplicada durante a realização de uma exposição científica. Diversos instrumentos foram utilizados, entre os quais, o questionário, a roda de conversa, o desenho e o jogo. Constatou-se fragilidades no conhecimento científico sobre o bioma Cerrado podendo ser vários os fatores que fortalecem essa fragilidade. Foram apontados: a superficialidade com que o tema é abordado nos espaços formais de ensino, a escassez de recursos didáticos que promovam diferentes abordagens do bioma, a carência de visitas aos espaços não formais de ensino, como museus, trilhas, parques, zoológicos e outros que abordam o tema e promovem uma maior articulação teoria e prática. A oficina pedagógica se destacou como uma importante ferramenta de ensino que tem a seu favor o uso de materiais diversos e sua característica interacional, o que privilegia a construção coletiva do conhecimento. Sugere-se que essa ferramenta possa ser utilizada tanto nos espaços formais quanto não formais de ensino, seja para levantar conhecimentos prévios, e assim direcionar o que se pretende explorar, seja como uma ferramenta de articulação teoria prática.

Palavras-chave

Espaços não Formais de Ensino, Ensino de Ciências, Estratégias de Ensino, Articulação Teoria Prática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.