EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Code: 249-370
104
396
Título

EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA

ISBN

978-65-5360-174-1

DOI
10.37885/978-65-5360-174-1
Publicado em

02/09/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

218

14

1

1

Organizadores:
  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Leonardo Augusto Couto Finelli

  • Aline Maria Gonzaga Ruas

    Aline Maria Gonzaga Ruas

Apresentação

O contexto de pandemia do Corona vírus modificou a existência como era conhecida. Estuda-se o conceito do “novo normal”, porém, a vida não pode esperar sua definição formal, assim como aguardar por fórmulas para sua adequação. Nesse sentido, a história tem sido vivida, e experienciada com as mais diversas adaptações que atendam as demandas existentes. Reconhecemos que diversas mudanças se processaram nos mais variados contextos laborais, e assim também foi para a educação. O processo de ensinar e aprender, realizado presencialmente, nas escolas, espaços notórios da construção do conhecimento educacional sofreu drásticas modificações. Professores e alunos tiveram, em pouco tempo, e sem anúncios ou preparação, que reaprender suas funções e papéis no contínuo processo de ensino-aprendizagem. O espaço geolocalizado partilhado de modo síncrono na escola migrou para os lares e home offices, valendo-se dos mais variados recursos, que incluem desde as mais avançadas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, aos mais clássicos recursos de Educação a Distância – EAD, como o envio, por correio, de material reprografado. Nesse contexto, o oficio de ensinar modificou-se, e de forma similar, o ensinar a ensinar! A educação, em seus mais diversos níveis, precisou ser adaptada. O estudante em formação teve, abruptamente, de reorganizar sua prática, conduzido por seu professor que carregou a responsabilidade de cuidar do distanciamento social e segurança de seus alunos. Assim, vislumbramos diversos ganhos, mas também observamos grandes disparidades e situações de grande carência e limitação do processo de formação. Nesse momento de avanço do quadro de calamidade sanitária, observamos a superação, pelo menos parcial, do quadro pandêmico. Apesar de não podermos dar a situação como superada, como um evento histórico, ou do passado, já se iniciou o retorno as atividades presenciais. Não obstante a escola já não é mais a mesma. Alunos e professores carregam, em maior ou menor grau, as marcas da travessia forçada. Muito do conteúdo formal não foi apreendido como se esperava, no entanto, outras formas de aprender foram conquistadas. Esperamos que tais contribuições superem as perdas, e que se mostrem como um farol para iluminar um futuro promissor, em que as formas clássicas de transmissão do conhecimento sejam acrescidas das novidades da tecnologia, e que, de mãos dadas, continuem a jornada para o futuro. A presente obra apresenta um pouco da diversidade de experiências compartilhadas por professores e alunos de diferentes níveis de formação em seu novo trabalho que considerou o ensino híbrido ou remoto. São compartilhadas experiências exitosas, passiveis de replicação (com as devidas adaptações), assim como propostas que não saíram como planejadas, de modo a possibilitar que os colegas as evitem ou corrijam suas limitações. Essa foi constituída a partir de um processo colaborativo entre professores e pesquisadores, que apoiados por seus estudantes e comunidade acadêmica se debruçaram sobre o processo de investigar e refletir sobre as mudanças em suas práxis. Tais levaram a pesquisas e relatos de experiência que compartilhamos com você leitor, na expectativa de que acresçam seu conhecimento e capacitação, mediante dados da realidade concreta do período pandêmico. A produção contempla ainda pequena fração da extensa produção científica das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Básica e/ou Superior, públicas e privadas, de abrangência nacional e internacional. Dessa forma integra ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos, em especial, a cada um dos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos que a mesma sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

14 Capítulos

Capítulo 1

CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nascimento, Y. N.
Baia, R. R. J. B.
Santos-Júnior, L. S.
Santos, F. W. Q.
Sá, D. M. C.
10.37885/220508983
Capítulo 2

ENSINO HÍBRIDO: AVANÇOS E LIMITES DENTRO DE UM CONTEXTO DE DESIGUALDADE DIGITAL

Dos Anjos, Elisa Maria
Freitas, Julio Cesar Teixeira de
Queiroz, Fábio Vicente Gonçalves
Campos, Tamara de Souza
10.37885/220709434
Capítulo 3

ENSINO ONLINE NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM PARA O TRABALHO EM CUIDADOS PALIATIVOS

Ferreira, E.B.
Souza,L.A.F.
Guimarães, C.P.
Alves, S.B.
Oliveira, E.C.
10.37885/220609257
Capítulo 4

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ONLINE NA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Silva, Tamires Carolina
10.37885/220809789
Capítulo 5

EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

SCHNEIDER, Magalis B. D.B.D.
QUEIROZ, Norma L. Neris de
RIBEIRO, Roberta R.
10.37885/220609202
Capítulo 6

EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O QUE DIZEM ESTUDANTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE NO NORTE DO BRASIL

Oliveira, Gláucia Caroline Silva de
Castro
10.37885/220709412
Capítulo 7

IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 EM DOCENTES QUE EXERCEM CARGOS DE GESTÃO/ADMINISTRATIVOS

Araújo, Marina Farias
Paula, Alessandro Vinicius
Palazin, Natanael Alexandre Oliveira Naramoto
Queiroz, Kelourine Kévia Ramos
10.37885/220809797
Capítulo 8

INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Fanstone, Pollyana dos Reis Pereira
Oliveira, Alisson Martins de
Costa, Daniel Gonçalves Mendes da
Martins, Evelin Soares de Oliveira
Boggian, Luciana Carvalho
Souza, Eduardo Ferreira de
Bernardes, Cristiane Martins Rodrigues
10.37885/220508914
Capítulo 9

METODOLOGIAS ATIVAS E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS

Fanstone, Pollyana dos Reis Pereira
Oliveira, Edna Aparecida de
Rolindo, Joicy Mara Rezende
Veras, Marcos Flávio Portela
Freitas, Maria Cecília Martinez Amaro
Silva, Meire Borges de Oliveira
Almeida, Patrícia Sheyla Bagot de
Araújo, Fabrícia Borges de Freitas
10.37885/220508925
Capítulo 10

OS DESAFIOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA NA PANDEMIA DE COVID-19

Paulini, Fernanda
Menezes, R.J.L.
Bezerra, J.L.S.
10.37885/220709616
Capítulo 11

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO REMOTO EMERGENCIAL DECORRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19

ARAÚJO, Marina Farias
PAULA, Alessandro Vinicius
PINHEIRO, Isabela Pimentel Lemos
MASARO, Rita Eliana
10.37885/220809788
Capítulo 12

RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Lacerda, Léia Teixeira
BOAVENTURA, Daniela Rosa
10.37885/220308238
Capítulo 13

RELATOS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Finelli, Leonardo Augusto Couto
Ruas, Aline Maria Gonzaga
10.37885/220809786
Capítulo 14

SISTEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO, E, ENSINO HÍBRIDO

Finelli, Leonardo Augusto Couto
Ruas, Aline Maria Gonzaga
10.37885/220809795