RELATOS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Code: 220809786
6
3
Título

RELATOS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Autores(as):
  • Aline Maria Gonzaga Ruas

    Ruas, Aline Maria Gonzaga

  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Finelli, Leonardo Augusto Couto

DOI
10.37885/220809786
Publicado em

02/09/2022

Páginas

182-199

Capítulo

13

Resumo

O presente relato considera uma reflexão sobre a educação atravessada pela pandemia da Covid-19. A mesma foi produzida a partir das experiências docentes dos pesquisadores, e complementada com as percepções de pares, assim como de alunos, tanto no ensino básico, quanto no superior, quanto as dificuldades vivenciadas assim como aprendizados desenvolvidos. O percurso do texto considera uma breve introdução que contextualiza o período da pandemia, e avança para considerações sobre a educação antes, durante e depois dessa. Nesse sentido, resgata a memória de como era o processo de ensinar, e desse avança para os choques promovidos pela ruptura abrupta do processo conhecido. Passa também pelas alegrias e tristezas promovidas pela necessidade de mudança com o ensino remoto emergencial. Considera ainda diversos dos recursos e ferramentas que foram adequados e utilizado no período mais crítico de distanciamento social. Por fim, avança para uma reflexão positiva, mas não ingênua, sobre parte das mudanças implementadas, assim como promove a reflexão para os caminhos futuros da educação.

Palavras-chave

Educação. Ensino Híbrido. Pandemia. Relação Professor-Aluno.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.