SISTEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO, E, ENSINO HÍBRIDO
Leonardo Augusto Couto Finelli
Finelli, Leonardo Augusto Couto
Aline Maria Gonzaga Ruas
Ruas, Aline Maria Gonzaga
02/09/2022
200-215
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A presente pesquisa considera uma breve revisão sobre a pandemia da Covid-19, e reflete sobre seus impactos, em especial, quanto as mudanças promovidas no campo da educação. Reconhece que essa precisou ser reinventada, devido as importantes demandas de isolamento social, no mais grave período pandêmico, e ainda, que as mudanças processadas, precisam ter seus conceitos esclarecidos e sistematizados de modo que figurem de modo claro no campo das ciências. Nesse sentido a pesquisa objetivou sistematizar alguns dos conceitos que foram inovados durante a pandemia, como educação a distância e ensino híbrido, assim como o criado nesse contexto, como o ensino remoto. Para tal se valeu de revisão da literatura, que se valeu de análise de conteúdo com critério de saturação para a definição integrativa de determinação dos conceitos. Os resultados indicam tais conceituações formais, e são complementados com exemplos de seu uso em situações de adequação do ensino durante a pandemia. Conclui-se que tal sistematização alcançou os resultados satisfatórios apesar de se reconhecer o limite do estudo quanto a seleção de poucos conceitos. Ainda assim, acredita-se que tais contribuirão para o avanço da ciência ao proporcionar aos pares conceitos operacionalizados que mitigarão revisões dispersas da literatura.
Educação a Distância. Ensino Remoto. Ensino Híbrido. Pandemia. Conceitos científicos.
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