INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Code: 220508914
5
2
Título

INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores(as):
  • Pollyana Dos Reis Pereira Fanstone

    Fanstone, Pollyana dos Reis Pereira

  • Alisson Martins de Oliveira

    Oliveira, Alisson Martins de

  • Daniel Gonçalves Mendes Da Costa

    Costa, Daniel Gonçalves Mendes da

  • Evelin Soares De Oliveira Martins

    Martins, Evelin Soares de Oliveira

  • Luciana Carvalho Boggian Boggian

    Boggian, Luciana Carvalho

  • Eduardo Ferreira De Souza

    Souza, Eduardo Ferreira de

  • Cristiane Martins Rodrigues Bernardes

    Bernardes, Cristiane Martins Rodrigues

DOI
10.37885/220508914
Publicado em

02/09/2022

Páginas

108-117

Capítulo

8

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de inovação nas disciplinas dos cursos de graduação presencial da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, enfatizando o uso das metodologias ativas e tecnologias digitais. Visando uma educação que atenda às demandas atuais, a Instituição vem, de forma constante nos últimos anos, transformando sua forma de ensinar. Recentemente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem passou a ser utilizado por todas as disciplinas dos cursos de graduação presenciais da Instituição. Atualmente, são quatro formatos de disciplinas que compõem as matrizes dos cursos de graduação: 100% presencial com apoio on-line, 75% presencial e 25% on-line, 50% presencial e 50% on-line; e 100% on-line. É o ensino presencial “misturado” ao ensino on-line, ou seja, um processo de ensino e aprendizagem híbrida oferecido aos acadêmicos da Instituição. Ressalta-se que a UniEVANGÉLICA já utiliza, desde 2018, a aprendizagem on-line nos cursos presencias. No entanto, a experiência das aulas remotas emergenciais durante a pandemia, intensificou o ensino híbrido, de tal forma que este está comtemplado nas últimas diretrizes para organização didático-pedagógica dos cursos presenciais. Utilizou-se como recurso metodológico neste trabalho, a técnica do relato de experiência descrito pela Pró-Reitoria Acadêmica - ProACAD. O estudo relata, as estratégias inovadoras adotadas na UniEVANGÉLICA no intuito de favorecer uma formação mais abrangente e contemporânea a nossos acadêmicos, utilizando sistematicamente metodologias ativas e tecnologias digitais na organização didático-pedagógica das disciplinas dos cursos presencias de graduação da Instituição.

Palavras-chave

Inovação Didático-Pedagógica, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.