ENSINO HÍBRIDO: AVANÇOS E LIMITES DENTRO DE UM CONTEXTO DE DESIGUALDADE DIGITAL

Code: 220709434
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Título

ENSINO HÍBRIDO: AVANÇOS E LIMITES DENTRO DE UM CONTEXTO DE DESIGUALDADE DIGITAL

Autores(as):
  • Elisa Dos Anjos

    Dos Anjos, Elisa Maria

  • Fábio Queiroz

    Queiroz, Fábio Vicente Gonçalves

  • Julio Freitas

    Freitas, Julio Cesar Teixeira de

  • Tamara Campos

    Campos, Tamara de Souza

DOI
10.37885/220709434
Publicado em

02/09/2022

Páginas

24-40

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: O presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo a realização de análise da implantação do ensino híbrido na Educação de Jovens e Adultos, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), e dos fatores que deveriam estar presentes para seu sucesso. Métodos: Realizamos uma revisão bibliográfica, desenvolvida através de uma análise crítica, abordagem comparativa, a partir de artigos científicos, reportagens, livros e investigação empírica. Foram utilizados os fatores do modelo teórico de ensino híbrido nomeado Sistema Adaptativo Complexo de Aprendizagem Híbrida (SACAH). Resultados: Como resultado percebemos que nenhum dos fatores analisados - aprendiz, professor, conteúdo, tecnologia, suporte para aprendizado e instituição - foram considerados em sua amplitude e importância pela SME/RJ, o que explica em grande parte o fracasso na obtenção de engajamento e aprendizagem dos alunos da EJA. Conclusão: Um ensino híbrido que almeje o sucesso na EJA não pode ser simplesmente uma resposta a demandas políticas. É necessário preparo humano e tecnológico para implementar uma experiência adequada às características específicas de cada grupo e que sejam atravessadas por relações permeadas pela troca afetivas imersas em receptividade em relação a diferentes propostas e usos de conhecimentos plurais.

Palavras-chave

Ensino híbrido, Covid-19, Políticas públicas, Tecnologia.

Autor(a) Correspondente
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