ENSINO HÍBRIDO: AVANÇOS E LIMITES DENTRO DE UM CONTEXTO DE DESIGUALDADE DIGITAL
Elisa Dos Anjos
Dos Anjos, Elisa Maria
Fábio Queiroz
Queiroz, Fábio Vicente Gonçalves
Julio Freitas
Freitas, Julio Cesar Teixeira de
Tamara Campos
Campos, Tamara de Souza
02/09/2022
24-40
2
Objetivo: O presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo a realização de análise da implantação do ensino híbrido na Educação de Jovens e Adultos, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), e dos fatores que deveriam estar presentes para seu sucesso. Métodos: Realizamos uma revisão bibliográfica, desenvolvida através de uma análise crítica, abordagem comparativa, a partir de artigos científicos, reportagens, livros e investigação empírica. Foram utilizados os fatores do modelo teórico de ensino híbrido nomeado Sistema Adaptativo Complexo de Aprendizagem Híbrida (SACAH). Resultados: Como resultado percebemos que nenhum dos fatores analisados - aprendiz, professor, conteúdo, tecnologia, suporte para aprendizado e instituição - foram considerados em sua amplitude e importância pela SME/RJ, o que explica em grande parte o fracasso na obtenção de engajamento e aprendizagem dos alunos da EJA. Conclusão: Um ensino híbrido que almeje o sucesso na EJA não pode ser simplesmente uma resposta a demandas políticas. É necessário preparo humano e tecnológico para implementar uma experiência adequada às características específicas de cada grupo e que sejam atravessadas por relações permeadas pela troca afetivas imersas em receptividade em relação a diferentes propostas e usos de conhecimentos plurais.
Ensino híbrido, Covid-19, Políticas públicas, Tecnologia.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.