CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 220508983
29
19
Título

CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores(as):
  • Yuri Nascimento do Nascimento

    Nascimento, Y. N.

  • Raimundo Rosemiro de Jesus Baia

    Baia, R. R. J. B.

  • Franck Wirlen Quadros dos Santos

    Santos, F. W. Q.

  • Lucas Silva Santos Júnior

    Santos-Júnior, L. S.

  • Dayse Maria Cunha Sá

    Sá, D. M. C.

DOI
10.37885/220508983
Publicado em

02/09/2022

Páginas

13-23

Capítulo

1

Resumo

A utilização de tecnologias na educação básica é uma temática que vem sendo amplamente debatida no cenário educacional brasileiro. As tecnologias na educação podem facilitar o processo educativo, por atraírem a atenção dos alunos e os inserirem em atividades que exerçam o protagonismo, proporcionando um aprendizado significativo. Mesmo sendo reconhecidos os diversos benefícios da incorporação das tecnologias na educação, ainda são vistas muitas barreiras na sua universalização, relacionadas com a falta de investimentos financeiros. A infraestrutura tecnológica das escolas públicas é um limitador para a realização de atividades de cunho tecnológico. Outro fator a ser levado em consideração é o acesso à internet que não está disponível em todas as escolas públicas, entendendo, nesse caso, que a internet é um elemento estrutural para determinadas tecnologias educativas, e assim, a sua implementação é necessária para a empregabilidade de aulas que utilizem determinados espaços educativos e práticas pedagógicas. Muitas escolas possuem softwares educativos insuficientes, inviabilizando que os estudantes tenham contato multidisciplinar. E os professores em muitos casos não apresentam as habilidades esperadas para utilizarem tecnologias no seu fazer docente. Sendo necessária a adoção de medidas que assegurem que todas as escolas possuam corpo técnico e estrutural adequado para incorporar as tecnologias educacionais, a fim de se garantir um ensino de qualidade aos estudantes.

Palavras-chave

Tecnologias Educacionais, Ensino Tecnológico, Robótica Educacional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.