CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Yuri Nascimento do Nascimento
Nascimento, Y. N.
Raimundo Rosemiro de Jesus Baia
Baia, R. R. J. B.
Franck Wirlen Quadros dos Santos
Santos, F. W. Q.
Lucas Silva Santos Júnior
Santos-Júnior, L. S.
Dayse Maria Cunha Sá
Sá, D. M. C.
02/09/2022
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A utilização de tecnologias na educação básica é uma temática que vem sendo amplamente debatida no cenário educacional brasileiro. As tecnologias na educação podem facilitar o processo educativo, por atraírem a atenção dos alunos e os inserirem em atividades que exerçam o protagonismo, proporcionando um aprendizado significativo. Mesmo sendo reconhecidos os diversos benefícios da incorporação das tecnologias na educação, ainda são vistas muitas barreiras na sua universalização, relacionadas com a falta de investimentos financeiros. A infraestrutura tecnológica das escolas públicas é um limitador para a realização de atividades de cunho tecnológico. Outro fator a ser levado em consideração é o acesso à internet que não está disponível em todas as escolas públicas, entendendo, nesse caso, que a internet é um elemento estrutural para determinadas tecnologias educativas, e assim, a sua implementação é necessária para a empregabilidade de aulas que utilizem determinados espaços educativos e práticas pedagógicas. Muitas escolas possuem softwares educativos insuficientes, inviabilizando que os estudantes tenham contato multidisciplinar. E os professores em muitos casos não apresentam as habilidades esperadas para utilizarem tecnologias no seu fazer docente. Sendo necessária a adoção de medidas que assegurem que todas as escolas possuam corpo técnico e estrutural adequado para incorporar as tecnologias educacionais, a fim de se garantir um ensino de qualidade aos estudantes.
Tecnologias Educacionais, Ensino Tecnológico, Robótica Educacional.
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