IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 EM DOCENTES QUE EXERCEM CARGOS DE GESTÃO/ADMINISTRATIVOS
Marina Farias Araújo
Araújo, Marina Farias
Alessandro Vinicius Paula
Paula, Alessandro Vinicius
Natanael Alexandre Oliveira Naramoto Palazin
Palazin, Natanael Alexandre Oliveira Naramoto
Kelourine Kévia Ramos Queiroz
Queiroz, Kelourine Kévia Ramos
02/09/2022
97-107
7
O presente estudo de abordagem qualitativa e exploratória teve como objetivo principal compreender a relação entre o desenvolvimento do trabalho remoto emergencial realizado durante o período pandêmico da COVID-19 e a saúde dos docentes universitários federais das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado brasileiro de Mato Grosso. Especificamente, direcionamos nosso foco para os impactos da pandemia da COVID-19 em docentes que exerciam cargos de gestão/administrativo na estrutura universitária, por apresentarem uma sobrecarga de trabalho administrativo, além das demandas docentes com as atividades didáticas. Participaram do estudo nove docentes que foram entrevistados de forma on-line. As análises dos resultados evidenciaram uma sobrecarga de trabalho e descontentamento da maioria dos docentes com a forma como o trabalho/ensino remoto emergencial foi implementado/conduzido, indicando uma piora das condições de trabalho nas atividades laborais conduzidas nesse período analisado. A adoção abrupta do trabalho remoto com ensino mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) - decorrente da pandemia COVID-19 - afetou as práticas de ensino dos docentes que exerciam cargos de gestão/administrativo e promoveu uma piora na sua Qualidade de Vida no Trabalho. O presente estudo pode auxiliar na elaboração de políticas públicas educacionais voltadas para o grupo de docentes que exercem cargos de gestão/administrativo na estrutura universitária, bem como as reflexões aqui registradas contribuem para compreensão das práticas referente ao período marcado pela pandemia de COVID-19.
Professores, Trabalho remoto emergencial, Saúde docente, Instituições de Ensino Superior (IES), COVID-19.
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