IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 EM DOCENTES QUE EXERCEM CARGOS DE GESTÃO/ADMINISTRATIVOS

Code: 220809797
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Título

IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 EM DOCENTES QUE EXERCEM CARGOS DE GESTÃO/ADMINISTRATIVOS

Autores(as):
  • Marina Farias Araújo

    Araújo, Marina Farias

  • Alessandro Vinicius Paula

    Paula, Alessandro Vinicius

  • Natanael Alexandre Oliveira Naramoto Palazin

    Palazin, Natanael Alexandre Oliveira Naramoto

  • Kelourine Kévia Ramos Queiroz

    Queiroz, Kelourine Kévia Ramos

DOI
10.37885/220809797
Publicado em

02/09/2022

Páginas

97-107

Capítulo

7

Resumo

O presente estudo de abordagem qualitativa e exploratória teve como objetivo principal compreender a relação entre o desenvolvimento do trabalho remoto emergencial realizado durante o período pandêmico da COVID-19 e a saúde dos docentes universitários federais das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado brasileiro de Mato Grosso. Especificamente, direcionamos nosso foco para os impactos da pandemia da COVID-19 em docentes que exerciam cargos de gestão/administrativo na estrutura universitária, por apresentarem uma sobrecarga de trabalho administrativo, além das demandas docentes com as atividades didáticas. Participaram do estudo nove docentes que foram entrevistados de forma on-line. As análises dos resultados evidenciaram uma sobrecarga de trabalho e descontentamento da maioria dos docentes com a forma como o trabalho/ensino remoto emergencial foi implementado/conduzido, indicando uma piora das condições de trabalho nas atividades laborais conduzidas nesse período analisado. A adoção abrupta do trabalho remoto com ensino mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) - decorrente da pandemia COVID-19 - afetou as práticas de ensino dos docentes que exerciam cargos de gestão/administrativo e promoveu uma piora na sua Qualidade de Vida no Trabalho. O presente estudo pode auxiliar na elaboração de políticas públicas educacionais voltadas para o grupo de docentes que exercem cargos de gestão/administrativo na estrutura universitária, bem como as reflexões aqui registradas contribuem para compreensão das práticas referente ao período marcado pela pandemia de COVID-19.

Palavras-chave

Professores, Trabalho remoto emergencial, Saúde docente, Instituições de Ensino Superior (IES), COVID-19.

Autor(a) Correspondente
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