TECNOLOGIAS EMERGENTES NO CAMPO EDUCACIONAL: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Code: 123-158
148
451
Título

TECNOLOGIAS EMERGENTES NO CAMPO EDUCACIONAL: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

ISBN

978-65-89826-16-3

DOI
10.37885/978-65-89826-16-3
Publicado em

01/06/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

136

12

1

1

Organizadores:
  • Walmir Fernandes Pereira

    Walmir Fernandes Pereira

  • Adriana Leite de Andrade

    Adriana Leite de Andrade

  • R. C. MOREIRA

    R. C. MOREIRA

Apresentação

Esta obra Tecnologias Emergentes no campo Educacional constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo de investigação. Resulta, também, de ações de incentivo à pesquisa na área Educacional básica e Superior que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Tem como objetivo divulgar as pesquisas desenvolvidas em programas de Pós-graduação (Stricto Sensu) com enfoque em investigações da formação continuada dos profissionais da educação e das experiências profissionais apoiadas com o uso das Tecnologias. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

12 Capítulos

Capítulo 1

A FORMAÇÃO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA UNILAB: EM CONTEXTO DE PANDEMIA DO COVID-19

Oliveira, Mara Rita Duarte de
Coelho, Maria do Socorro da Costa
Ramos, Geovanna de Lourdes Alves
Albuquerque, Roque do Nascimento
10.37885/210303630
Capítulo 2

A PROBLEMATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Ilha, Gisandro Cunha
Muenchen, Cristiane
10.37885/210203017
Capítulo 3

ANÁLISE SOCIOMÉTRICA DE INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UM PROGRAMA ON-LINE DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Pucinelli, Ricardo Henrique
Giordan, Marcelo
10.37885/210102887
Capítulo 4

AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO USO DE TECNOLOGIAS E SUAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, DURANTE A COVID-19: APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS REMOTAS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FERRAMENTAS DISPONÍVEIS PARA APRENDIZAGEM.

Silva, Nathália Régia Almeida da
10.37885/210303786
Capítulo 5

AS CONTRIBUIÇÕES DAS TDICS PARA A CULTURA DIGITAL, TECNOLOGIA ASSISTIVA E FORMAÇÃO DOCENTE:UM BREVE DEBATE

Pereira, Walmir Fernandes
Cavalcante, Julio Cezar Oliveira
10.37885/210304023
Capítulo 6

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO COM ENSINO HIBRIDO REMOTO

Silva, Antonio Jakson da
Sousa, Maria Alice Rocha
10.37885/210303555
Capítulo 7

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM TRAJETÓRIAS QUE SE ENCONTRAM EM UM MESTRADO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Andrade, Adriana Leite de
Medeiros, Kátia Cristina Campos da Silva
10.37885/210304035
Capítulo 8

ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19): PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES

Pereira, Ana Gláucia da Silva
Costa, Vilene Dias da
Silva, José Alessandro Cândido da
Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães
10.37885/210404279
Capítulo 9

INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AND THEIR INTERFACES WITH ENEM PREPARATORY CLASSES: HOW TO TEACH CHEMISTRY IN PANDEMIC TIMES?

Miranda, M. L. D.
Cruz, Calebe Carlos
10.37885/210404067
Capítulo 10

INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE UM CURSO NORMAL EM TRÊS RIOS/RJ

Andrade, Adriana Leite de
10.37885/210304037
Capítulo 11

O ROCK COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM – PEARLJAM VISITA A SALA DE AULA

Tiago, Fabiana da Conceição Pereira
Oliveira, Rosália Caldas Sanábio de
10.37885/210203211
Capítulo 12

O USO DO SISTEMA MOODLE COMO FERRAMENTA BASILAR DA NOVA EDUCAÇÃO

Pereira, Walmir Fernandes
Cavalcante, Julio Cezar Oliveira
10.37885/210304020