ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19): PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES
Ana Gláucia da Silva Pereira
Pereira, Ana Gláucia da Silva
Vilene Dias da Costa
Costa, Vilene Dias da
José Alessandro Cândido da Silva
Silva, José Alessandro Cândido da
Vera Lúcia de Magalhães Bambirra
Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães
01/06/2021
86-93
8
TECNOLOGIAS EMERGENTES NO CAMPO EDUCACIONAL: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
O sistema educacional brasileiro foi diretamente atingido pela pandemia causada pela Covid-19. Sendo assim, professores e alunos encontram-se impedidos de frequentar a escola. A fim de sanar os prejuízos suscitados pelo isolamento social, foi adotado o ensino remoto emergencial em todos os estados brasileiros. Dessa maneira, com o objetivo de analisar as experiências e desafios vivenciados pelos professores, este artigo pondera sobre as atividades realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 1º de Maio do município de Mâncio Lima – AC, e avalia os ganhos e prejuízos provocados por essa nova modalidade de ensino. O presente estudo desenvolve uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, para tanto, utilizou-se o levantamento bibliográfico a partir de artigos acadêmicos, além de obras clássicas para obter o embasamento teórico, destacando autores como Morin (2014), Martin Barbero (2006) e Santos(2007). Constatou-se, pelas narrativas produzidas pelos docentes, que a falta de políticas públicas para efetivar o acesso à internet, a escassez de dispositivos tecnológicos, a falta de recursos para impressão de material e a falta de formação para capacitar professores são alguns dos obstáculos do ensino remoto emergencial.
Ensino remoto; Direito à educação; Qualidade do ensino; TICs.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.