ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19): PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES

Code: 210404279
28
11
Título

ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19): PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES

Autores(as):
  • Ana Gláucia da Silva Pereira

    Pereira, Ana Gláucia da Silva

  • Vilene Dias da Costa

    Costa, Vilene Dias da

  • José Alessandro Cândido da Silva

    Silva, José Alessandro Cândido da

  • Vera Lúcia de Magalhães Bambirra

    Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães

DOI
10.37885/210404279
Publicado em

01/06/2021

Páginas

86-93

Capítulo

8

Resumo

O sistema educacional brasileiro foi diretamente atingido pela pandemia causada pela Covid-19. Sendo assim, professores e alunos encontram-se impedidos de frequentar a escola. A fim de sanar os prejuízos suscitados pelo isolamento social, foi adotado o ensino remoto emergencial em todos os estados brasileiros. Dessa maneira, com o objetivo de analisar as experiências e desafios vivenciados pelos professores, este artigo pondera sobre as atividades realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 1º de Maio do município de Mâncio Lima – AC, e avalia os ganhos e prejuízos provocados por essa nova modalidade de ensino. O presente estudo desenvolve uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, para tanto, utilizou-se o levantamento bibliográfico a partir de artigos acadêmicos, além de obras clássicas para obter o embasamento teórico, destacando autores como Morin (2014), Martin Barbero (2006) e Santos(2007). Constatou-se, pelas narrativas produzidas pelos docentes, que a falta de políticas públicas para efetivar o acesso à internet, a escassez de dispositivos tecnológicos, a falta de recursos para impressão de material e a falta de formação para capacitar professores são alguns dos obstáculos do ensino remoto emergencial.

Palavras-chave

Ensino remoto; Direito à educação; Qualidade do ensino; TICs.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.