A PROBLEMATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Code: 210203017
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Título

A PROBLEMATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Autores(as):
  • Gisandro Cunha Ilha

    Ilha, Gisandro Cunha

  • Cristiane Muenchen

    Muenchen, Cristiane

DOI
10.37885/210203017
Publicado em

01/06/2021

Páginas

30-39

Capítulo

2

Resumo

Neste artigo, a partir da análise do Projeto Pedagógico de um Curso Superior de Tecnologia, buscou-se problematizar o entendimento e as possíveis relações presentes neste documento entre os temas educação, desenvolvimento e sustentabilidade. Ante a alguns dos pressupostos do PLACTS, da perspectiva de formação geral na Educação Tecnológica e do questionamento sobre o que venha a ser sustentabilidade, constatou-se uma superficialidade nas discussões sobre aqueles temas no texto do Projeto Pedagógico analisado com possíveis desdobramentos no papel do tecnólogo na sociedade atual, bem como da visibilidade destes cursos num cenário de expansão da Educação Tecnológica no Brasil. Como recurso metodológico utilizou-se a Análise Textual Discursiva.

Palavras-chave

Cursos Superiores de Tecnologia, Educação Geral, Modelos de Desenvolvimento, Sustentabilidade, PLACTS

Autor(a) Correspondente
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