ANÁLISE SOCIOMÉTRICA DE INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UM PROGRAMA ON-LINE DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Code: 210102887
2
3
Título

ANÁLISE SOCIOMÉTRICA DE INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UM PROGRAMA ON-LINE DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores(as):
  • Ricardo Henrique Pucinelli

    Pucinelli, Ricardo Henrique

  • Marcelo Giordan

    Giordan, Marcelo

DOI
10.37885/210102887
Publicado em

01/06/2021

Páginas

40-49

Capítulo

3

Resumo

Desde o final do século XX, o método de Análise de Redes Sociais possibilita o estudo de redes em larga escala. Neste trabalho, através da análise sociométrica, buscou-se promover análises quantitativas através de Indicadores de Rede, com o intuito de encontrar padrões de interação entre vinte e seis tutores de um fórum de discussão instituído em uma disciplina de um programa de Especialização em Ensino de Ciências on-line oferecida para professores. Para a coleta e análise dos dados, fez-se uso dos softwares: SNAPP 1.5, NetDraw e UCINET 6 for Windows. Os softwares indicados possibilitam análises quantitativas e qualitativas das relações sociais estabelecidas em ambientes virtuais de aprendizagem. Pudemos concluir que os tutores analisados tendem a apresentar um padrão de centralização maior do que um padrão randômico.

Palavras-chave

Análise sociométrica de redes, Fóruns de Discussão, Ensino On-line, Interação, Formação Continuada de Professores

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.