ENSINO DE HISTÓRIA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, PERSPECTIVAS E INTERFACES - VOLUME 2

Code: 106-226
131
422
Título

ENSINO DE HISTÓRIA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, PERSPECTIVAS E INTERFACES - VOLUME 2

ISBN

978-65-89826-77-4

DOI
10.37885/978-65-89826-77-4
Publicado em

31/08/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

194

13

2

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

O livro: Ensino de História: Histórias, Memórias, Perspectivas e Interfaces – Volume 2, visa promover uma discussão atualizada sobre os diferentes temas do Ensino da História, visando uma prática democrática, diversa e transformadora que deve ser construída em sala de aula pelos professores. Neste exemplar o leitor terá contato com textos atuais, pautados pelo crivo das ciências humanas na tentativa de responder de forma eficiente e eficaz as demandas do processo de ensino e aprendizagem. Sabemos dos desafios de se ensinar história e promover por parte dos educandos, uma sensibilização no que tange a importância desta disciplina na vida dos mesmos, atribuindo-lhes sentidos e principalmente funcionalidade em um mundo contemporâneo que busca o imediato, e como desdobramento, compreende a disciplina de história como algo ultrapassado e cansativa, porém precisamos compreender que ao analisarmos os fatos e acontecimentos antigos, estamos produzindo um saber crítico acerca dos tempos atuais, não se pode promover reflexão sem saberes que nos antecedem. Aos leitores deste livro, desejo que aproveitem a qualidade das discussões aqui promovidas por diversos pesquisadores sobre o assunto. Aos autores, o meu agradecimento por dividirem conosco os seus saberes. Desejo que possamos continuar refletindo os diferentes temas que são de competência do Ensino de História e que todos possam se beneficiarem das mesmas. Desejo a você uma excelente leitura.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

13 Capítulos

Capítulo 1

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Souza, Paulo Rogério de
Quadros, Raquel dos Santos
10.37885/210705480
Capítulo 2

A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Nascimento Neto, Pedro Luiz do
Costa, Klebson Tenório
Batista, Grescyelly Neves
Brito, Patrícia Rodrigues de
Souza, Douglas Rodrigues de
10.37885/210805651
Capítulo 3

A POLÍTICA, SOCIEDADE E OS DIVERTIMENTOS EM POMPEIA, UMA COMPARAÇÃO ENTRE O FILME E A CIÊNCIA

Vagarinho, Sofia Vicente
10.37885/210705417
Capítulo 4

DECOLONIZANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS NA AMÉRICA LATINA: MULHERES E INTERSECCIONALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA

Moreno, Jean Carlos
Ferreira, Andressa
10.37885/210805601
Capítulo 5

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO POLO REGIONAL DE PORTO NACIONAL – TO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA COMUNIDADE MALHADINHA – BREJINHO DE NAZARÉ –TO

Santos, Roberto de Souza
Carvalho, Alyne Gomes de
10.37885/210705405
Capítulo 6

ENSINO DE HISTÓRIA, DISPUTAS DE MEMÓRIAS E LUTA DE CLASSES: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO PORTO DO CAPIM (JOÃO PESSOA-PB)

Teles, Letícia Helen Silva
Bezerra, Erick de Almeida
Melo, Cauê Oliveira de
Silva, Edna Denis da
Almeida, Hermes Augusto de
Araújo, Camila Sousa de Sena
Oliveira, Yris Campos
Campêlo, Rebekka Thays Ramos
Neves, Poliana Ramos Rodrigues das
Gonçalves, Regina Célia
10.37885/210705347
Capítulo 7

ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA PARA O PROFESSOR DE USO ESCOLAR DO FILME “1917”

Ramos, Márcia Elisa Teté
Ramos, Jean Vieira
10.37885/210604959
Capítulo 8

O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO DE CURSOS NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS?

Cunha, Fátima Cristina Duarte Ferreira
Santos, Aparecida Sousa dos
Polini, Flávia de Sousa
10.37885/210404326
Capítulo 9

O EGITO COMO CONTEÚDO CURRICULAR DE HISTORIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA ÁFRICA: COMO A HISTORIOGRAFIA CONTRIBUI NA EXCLUSÃO DE UM EGITO AFRICANO?

Paiva, Viviane Aparecida da Silva
10.37885/210404325
Capítulo 10

O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA NA ANIMAÇÃO IRMÃO DO JOREL

Almeida, Flávio Aparecido de
Sousa, Luciano Dias de
10.37885/210605045
Capítulo 11

O FIM DA ESCRAVATURA: COMPONENTES SOCIAIS E ECONÔMICOS DE UM PERÍODO DA HISTÓRIA DO BRASIL

Almeida, Flávio Aparecido de
Sousa, Luciano Dias de
10.37885/210605165
Capítulo 12

OS FORMULÁRIOS NA HISTÓRIA: TURMAS DO ENSINO BÁSICO DO RIO DE JANEIRO "NA REDE" OU "EM REDE"?

Dieguez, Lucilia Maria Esteves Santiso
10.37885/210705529
Capítulo 13

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFAC

Costa, Tiago Nascimento da
Pereira, Ricardo dos Santos
10.37885/210705545