O EGITO COMO CONTEÚDO CURRICULAR DE HISTORIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA ÁFRICA: COMO A HISTORIOGRAFIA CONTRIBUI NA EXCLUSÃO DE UM EGITO AFRICANO?

Code: 210404325
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Título

O EGITO COMO CONTEÚDO CURRICULAR DE HISTORIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA ÁFRICA: COMO A HISTORIOGRAFIA CONTRIBUI NA EXCLUSÃO DE UM EGITO AFRICANO?

Autor(a):
  • Viviane Aparecida da Silva Paiva

    Paiva, Viviane Aparecida da Silva

DOI
10.37885/210404325
Publicado em

31/08/2021

Páginas

119-143

Capítulo

9

Resumo

Os estudos sobre o Egito antigo têm, tradicionalmente, figurado nos currículos de história. Os livros didáticos de história têm construído representações do Egito e através delas disseminado uma perspectiva que oculta a africanidade do Egito, logo oculta importante capítulo da história das contribuições das populações Africanas para a construção das sociedades humanas. Este trabalho buscará analisar e compreender como a historiografia tem contribuído na construção de uma imagem negativa do negro e de ausência da história das antigas sociedades africanas para a desconstrução dos estereótipos racistas que procuraram construir uma representação da inferioridade das populações africanas e afrodescendentes em relação às europeias e euro descendentes

Palavras-chave

África, Racismo, Egito.

Autor(a) Correspondente
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