O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO DE CURSOS NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS?

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Título

O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO DE CURSOS NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS?

Autores(as):
  • Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha

  • Aparecida Sousa dos Santos

  • Flávia de Sousa Polini

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210404326
    Publicado em

    31/08/2021

    Páginas

    104-118

    Capítulo

    8

    Resumo

    Esta pesquisa centrou-se no estudo dos modos de acesso, de permanência e da conclusão de cursos na universidade, com objetivo compreender o que dizem os estudantes Terena sobre sua vivência no espaço universitário. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos, a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Inspira-se na análise das informações advindas das vozes de estudantes indígenas, sobre os processos vividos na universidade. Ancoramos nos autores pós-colonialistas como, Brand, Calderoni (2012) que dão sustentação teórica a esta discussão. Com os dizeres dos entrevistados pode-se afirmar que são muitos os desafios advindos dessa relação intercultural. Conclusões provisórias indicam que há necessidade de se construir um diálogo intercultural na universidade investigada, visto que as falas apontam que este ainda não acontece. Entendemos que as universidades ao receberem, ao incluírem os estudantes indígenas precisam pautar suas políticas em busca de um diálogo com as epistemologias indígenas. Seus saberes devem ser pautados nos currículos das IES de forma contextualizada. Apontamos para importância do diálogo intercultural, como ele, teremos relações democráticas e respeito a alteridade dos povos indígenas.

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    Palavras-chave

    Estudantes Indígenas; Educação Superior; Acesso e Permanência.

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