O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA NA ANIMAÇÃO IRMÃO DO JOREL
Flávio Aparecido de Almeida
Almeida, Flávio Aparecido de
Luciano Dias de Sousa
Sousa, Luciano Dias de
31/08/2021
144-155
10
O estudo tem como objetivo identificar possíveis identidades brasileiras presentes no desenho animado Irmão do Jorel (veiculado no canal de tv por assinatura Cartoon Network) e suas contribuições para o ensino de História. O desenho animado é relacionado ao cotidiano brasileiro e desse modo, visa aproximar o aluno de assuntos que podem ser abordados através dos episódios ao contexto histórico. Ao entender o desenho animado como uma mídia que educa e informal ludicamente seu público, busca-se também, através deste estudo, debater sobre o papel do desenho animado como forma de comunicação na renovação de conceitos, desconstrução de uma realidade e configuração do imaginário da criança. A pesquisa utilizou o método qualitativo e explicativo, no intuito de buscar revisar referências bibliográficas pertinentes ao tema e assim melhor compreendê-lo em suas diferentes dimensões.
Ensino de História; Representação; Animação; Ensino-apredizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.