O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA NA ANIMAÇÃO IRMÃO DO JOREL

Code: 210605045
17
3
Título

O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA NA ANIMAÇÃO IRMÃO DO JOREL

Autores(as):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

  • Luciano Dias de Sousa

    Sousa, Luciano Dias de

DOI
10.37885/210605045
Publicado em

31/08/2021

Páginas

144-155

Capítulo

10

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar possíveis identidades brasileiras presentes no desenho animado Irmão do Jorel (veiculado no canal de tv por assinatura Cartoon Network) e suas contribuições para o ensino de História. O desenho animado é relacionado ao cotidiano brasileiro e desse modo, visa aproximar o aluno de assuntos que podem ser abordados através dos episódios ao contexto histórico. Ao entender o desenho animado como uma mídia que educa e informal ludicamente seu público, busca-se também, através deste estudo, debater sobre o papel do desenho animado como forma de comunicação na renovação de conceitos, desconstrução de uma realidade e configuração do imaginário da criança. A pesquisa utilizou o método qualitativo e explicativo, no intuito de buscar revisar referências bibliográficas pertinentes ao tema e assim melhor compreendê-lo em suas diferentes dimensões.

Palavras-chave

Ensino de História; Representação; Animação; Ensino-apredizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.