EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO POLO REGIONAL DE PORTO NACIONAL – TO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA COMUNIDADE MALHADINHA – BREJINHO DE NAZARÉ –TO

Code: 210705405
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Título

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO POLO REGIONAL DE PORTO NACIONAL – TO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA COMUNIDADE MALHADINHA – BREJINHO DE NAZARÉ –TO

Autores(as):
  • Roberto de Souza Santos

  • Alyne Gomes de Carvalho

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210705405
    Publicado em

    31/08/2021

    Páginas

    58-73

    Capítulo

    5

    Resumo

    Este texto tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas comentadas pela secretária Irce Gomes de Sousa, responsável pela educação quilombola do polo regional de Porto Nacional – TO, e pela professora Domingas Mendes, da escola da Comunidade Quilombola de Malhadinha, município de Brejinho de Nazaré – TO. As entrevistas tiveram como finalidade verificar e analisar a postura pedagógica do poder público estadual e do corpo docente no que se refere à execução da Lei 10.639/2003. Nesta análise, ressalta-se a Lei 10.639/2003 como forma de contribuir para a inclusão da História e Cultura Afro-brasileira no âmbito da sala de aula. Esta proposta de educação proporciona incluir no ensino tradicional o debate sobre a cultura afro-brasileira, como também a manutenção, revitalização e fortalecimento da cultura quilombola. A metodologia empregada baseou-se em pesquisas bibliográficas sobre o tema e em entrevistas. Nota-se que não só a comunidade pesquisada, mas que também outras comunidades ainda não adequaram o seu currículo a uma educação diferenciada voltada à valorização da educação das comunidades quilombolas.

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    Palavras-chave

    Educação quilombola. Práticas pedagógicas. Cultura.

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