A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Code: 210705480
12
7
Título

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Paulo Rogério de Souza

    Souza, Paulo Rogério de

  • Raquel dos Santos Quadros

    Quadros, Raquel dos Santos

DOI
10.37885/210705480
Publicado em

31/08/2021

Páginas

13-24

Capítulo

1

Resumo

Este trabalho tem como temática a educação de jovens e adultos e as políticas de formação de professores específicos para atuação com esse público. O objetivo é compreender o processo histórico da formação de professores da educação de jovens e adultos através de uma análise crítica, que leve a entender como a herança histórica reflete nas políticas atuais, bem como os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na EJA. Esta análise se faz a partir de uma revisão bibliográfica e documental, tendo como base comentadores que discutem as políticas educacionais para a EJA e documentos legais que propõem políticas de formação de professores. O texto está divido em três partes. A primeira discute o histórico da formação de professores para a educação de jovens e adultos no Brasil, apontando suas apolíticas e destacando algumas ações, efetivas ou não, que se tomaram do período colonial até a nova república nova. A segunda apresenta algumas críticas à formação do professor para a educação de jovens e adultos, destacando da falta de formação específica e sua formação deficitária. A terceira parte destaca os desafios encarados pelos professores que atual na educação de jovens e adultos, mostrando a necessidade de formação do educador consciente e crítico para atuar na EJA.

Palavras-chave

Educação, Formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educacionais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.