USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFAC

Code: 210705545
22
18
Título

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFAC

Autores(as):
  • Tiago Nascimento da Costa

    Costa, Tiago Nascimento da

  • Ricardo dos Santos Pereira

    Pereira, Ricardo dos Santos

DOI
10.37885/210705545
Publicado em

31/08/2021

Páginas

176-190

Capítulo

13

Resumo

O Ensino de História vem passando por mudanças, uma vez que alunos e professores estão vivenciando uma nova era da informação de forma rápida e muito dinâmica. O universo dos alunos passa a ser muito imediatista e precisam nessa perspectiva de estratégias educacionais que atendam essas inquietações e ao mesmo tempo possuam significado para o que está sendo apresentado nos espaços educacionais. Dessa forma, surge a seguinte problemática: será que a utilização de metodologias ativas aplicadas no Ensino de História em cursos integrados do IFAC se mostrará eficaz e contribuirá para que ocorra uma aprendizagem significativa? Assim, a proposta desse trabalho é de possibilitar aos docentes da área de história o uso de metodologias ativas e recursos educacionais, de forma a tornar o ensino mais dinâmico e atrativo para os alunos, com foco na aprendizagem significativa. A pesquisa apresenta natureza aplicada, abordagem qualitativa, do tipo exploratória (bibliográfica e de levantamento) e descritiva, onde serão utilizados como instrumentos de pesquisa questionários, rodas de conversa e diários reflexivos. Como caminho metodológico a pesquisa se baseia nos princípios da Pesquisa Coletiva, onde a proposta será construída de forma coletiva com os docentes da área. O resultado esperado com essa pesquisa é apresentar novas possibilidades de estudos no Ensino de História, além da produção de Fascículos Educacionais que será o produto educacional oriundo dessa pesquisa.

Palavras-chave

Ensino de História. Metodologias ativas. Recursos educacionais. Fascículos educacionais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.