ADAPTAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Code: 216-312
92
336
Título

ADAPTAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ISBN

978-65-5360-070-6

DOI
10.37885/978-65-5360-070-6
Publicado em

02/04/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

144

10

1

1

Organizadores:
  • Fabricia Zanelato Bertolde

    Fabricia Zanelato Bertolde

  • Eliomar Viana Amorim

    Eliomar Viana Amorim

Apresentação

Esta obra é resultado da colaboração entre professores, estudantes e pesquisadores que qualificaram as discussões neste espaço formativo. É notório as divergências existentes quanto à forma de incluir os alunos com deficiência nas escolas regulares, mas a grande questão é que as pessoas com deficiência - Pcd, estão ingressando nas escolas regulares e uma grande parte dos professores estão angustiados com os novos direcionamentos da sua prática pedagógica. Buscamos com esta obra refletir a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, objetivando abrir novas possibilidades de apoio ao trabalho de sala comum ou de recursos. Com o objetivo de integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. É fundamental que nosso olhar transcenda as aparências e busque a essência do processo educativo direcionado para uma educação inclusiva. Compreender a singularidade dos alunos com deficiência é um grande passo para alcançarmos o sucesso durante o processo de ensino e aprendizagem, assumindo, legitimamente, o sentido do ensino na diversidade, primazia do pensamento contemporâneo sobre inclusão escolar. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

10 Capítulos

Capítulo 1

AS CONTRIBUIÇÕES DAS POLITICAS PÚBLICAS NA CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Bertolde, Fabricia Zanelato
Amorim, Eliomar Viana
10.37885/220308010
Capítulo 2

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO DOTRABALHO

Fernandes, Fernanda Laleska Da Silva
Silva, Hedgard Rodrigues da
10.37885/211106639
Capítulo 3

A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃOSUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO DE TESES

Galvão, Paulo Eduardo
Silva, Celeida Maria Costa de Souza e Silva
10.37885/220107317
Capítulo 4

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

BERTOLDE, Fabrícia Zanelato
10.37885/220207593
Capítulo 5

ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Santos, A. L.
10.37885/220207966
Capítulo 6

IDENTIFICAÇÃO E INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Almeida, Jakeline Oliveira
Pereira, Alessandra Soares
Ramos, Ingrid Rosa
Lopes, Ana Priscila Pereira
Araújo, Maircon Rasley Gonçalves
10.37885/220107496
Capítulo 7

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO CONTEXTO ESCOLAR: OLHARES DE POSSIBILIDADES E NÃO LIMITAÇÕES

Zimermann, Iolanda Helena Martins
Uhmann, Silvana Matos
10.37885/211106657
Capítulo 8

ATUAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: ANÁLISES SOBRE O CENTRO DE EQUOTERAPIA SUPERAÇÃO (CES)

Conceição, Daniela Rayane Santos da
Lima, Laíse Soares
10.37885/220308032
Capítulo 9

O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL-SOE PERANTE À MODALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM BAIRRO COMPLEXO DE SÃO GONÇALO

Bastos, Silvana Azevedo
10.37885/220107220
Capítulo 10

INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO SOBRE O TEMA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFRA E IFPA

IGLESIAS, J. P. C.
CRUZ, F. A. S.
SOUSA JUNIOR, P. M
PAMPLONA, C. G.
MIRANDA, J. E. S
10.37885/220207757