ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 220207966
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Título

ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(a):
  • Ariane Luzia dos Santos

    Santos, A. L.

DOI
10.37885/220207966
Publicado em

02/04/2022

Páginas

55-65

Capítulo

5

Resumo

Este trabalho versa sobre a importância de se estudar sobre altas habilidades/superdotação nas formações inicial e continuada dos professores que irão lecionar na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa bibliográfica e qualitativa é analisar os programas de ensino de disciplinas relacionadas à educação especial e inclusiva, em alguns cursos de graduação em Pedagogia de universidades públicas paulistas com o intuito de identificar as temáticas que podem contribuir para o professor se apropriar dos referenciais teóricos da Educação especial na perspectiva inclusiva, considerando a temática altas habilidades/superdotação. Em geral, as disciplinas analisadas não abordam com profundidade o tema considerado. Assim, faz-se necessário a mudança do processo de formação inicial docente, especialmente, no que diz respeito à adaptação curricular para alunos com altas habilidades/superdotação na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave

Educação Inclusiva, Formação de Professores, Pedagogia.

Autor(a) Correspondente
Licença

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