INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO SOBRE O TEMA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFRA E IFPA

Code: 220207757
Downloads
15
Views
18
Compartilhe
Título

INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO SOBRE O TEMA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFRA E IFPA

Autores(as):
  • July Priscila da Costa Iglésias

  • Felipe Alex Santiago Cruz

  • Pedro Moreira de Sousa Junior

  • Jefferson Eduardo Silveira Miranda

  • Claudio Gonçalves Pamplona

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220207757
    Publicado em

    02/04/2022

    Páginas

    123-141

    Capítulo

    10

    Resumo

    A educação inclusiva é o reflexo evidente da necessidade por um mundo igualitário, e mesmo diante de conquistas, essa temática ainda precisa avançar no sistema de educação contemporâneo. Objetivo: A pesquisa propôs a investigação do lugar ocupado pelas discussões sobre Inclusão em Educação Especial nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC’s) dos cursos de Ciências Biológicas ofertadas pela UFRA no campus de Capanema e Tomé – Açú, bem como no mesmo curso de Ciências Biológicas ofertado pelo IFPA ofertado no campus Belém. Metodologia: A pesquisa considerou o levantamento dos PPC’s nos sites institucionais na web e posterior análise dos documentos, afim de identificar as principais incidências que fundamentaram suas discussões, concepções, aspectos legais e o nível de contribuições formativas, bem como o percentual de componentes curriculares que abordem a temática da inclusão em educação especial. Resultados: Os resultados direcionam para deficiência nos currículos ao tratar do objeto principal da pesquisa, onde constatou-se que o campus Capanema Tomé – Açu possuem apenas 2,9% de componentes curriculares com foco na inclusão enquanto o IFPA campus Belém apresenta 6,4%. Em temos de concepção, o campus Tome - Açú apresenta uma proposta curricular mais condizente com a temática da educação inclusiva exigida atualmente, mesmo que não esteja materializada na forma de componentes específicos em sua grade curricular. Conclusão: A partir da análise curricular e suas ementas, constatou-se discussões diminutas ou pouca relevância dada à formação acadêmica de professores para atuarem junto ao público da educação especial, como principal entrave no desenvolvimento dos currículos e profissionais da área.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Inclusão, Educação Especial, Currículo, Ensino Superior.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar