DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO CONTEXTO ESCOLAR: OLHARES DE POSSIBILIDADES E NÃO LIMITAÇÕES

Code: 211106657
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Título

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO CONTEXTO ESCOLAR: OLHARES DE POSSIBILIDADES E NÃO LIMITAÇÕES

Autores(as):
  • Iolanda Helena Martins Zimermann

    Zimermann, Iolanda Helena Martins

  • Silvana Matos Uhmann

    Uhmann, Silvana Matos

DOI
10.37885/211106657
Publicado em

02/04/2022

Páginas

77-88

Capítulo

7

Resumo

Esse trabalho tem como proposta de reflexão a inclusão de alunos com Deficiência Múltipla a partir de um olhar de possibilidades, na contramão de muitos entendimentos ainda impeditivos e de barreiras. Para tanto, como objetivo, buscamos repensar as concepções existentes diante desse aluno/diagnóstico, indo além de suas possíveis limitações, mas destacando na escola a presença de potencialidades – partindo da seguinte pergunta de pesquisa: quais são algumas reflexões possíveis diante da inclusão de uma aluna com diagnóstico de Deficiência Múltipla? A partir de uma perspectiva qualitativa de Estudo de Caso (GIL, 2011) e Análise do Conteúdo (BARDIN, 2011), este trabalho teve como base os registros em Diário de Campo (DEMO, 2012) de uma Monitora de Educação Especial, o qual buscou priorizar as interações e vivências com uma aluna diagnosticada com Deficiência Múltipla - realizado em uma escola municipal de Angra dos Reis/RJ, sendo possível acompanhar o processo de inclusão dessa aluna acontecendo no 1° ano do ensino fundamental num período de um mês. A fim de desenvolver a pesquisa, apresentamos três momentos: estudos teóricos sobre a Deficiência Múltipla e sua inclusão em escola regular; registros de vivências/interações frente a uma aluna com diagnóstico de Deficiência Múltipla, destacando questões importantes sobre o assunto; reflexões sobre a Deficiência Múltipla e seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, possibilitando perceber que o diagnóstico não deve ser restrito às limitações. Como resultados, o meio mostrou-se passível de contribuir ou comprometer o processo de ensino e aprendizagem – por meio da Monitoria, a aluna com Deficiência Múltipla demonstrou conseguir avançar após um trabalho de acordo com suas especificidades, bem como a partir de concepções voltadas para suas potencialidades, sempre entendendo-a como sujeito de possibilidades e não limitada por apresentar alguns comprometimentos devido ao seu diagnóstico.

Palavras-chave

Inclusão, Mediação, Deficiência Múltipla.

Autor(a) Correspondente
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