A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃOSUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO DE TESES

Code: 220107317
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Título

A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃOSUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO DE TESES

Autores(as):
  • Paulo Eduardo Silva Galvão

    Galvão, Paulo Eduardo

  • Celeida Maria Costa de Souza e Silva Silva

    Silva, Celeida Maria Costa de Souza e Silva

DOI
10.37885/220107317
Publicado em

02/04/2022

Páginas

31-42

Capítulo

3

Resumo

O presente artigo apresenta a revisão de literatura a respeito da temática, a inclusão da pessoacom deficiência na educação superior: análise a partir das produções de teses. Foram realizadaspesquisas nos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelSuperior (CAPES) que vertem para a temática apresentada, onde foram selecionados os resumosdas teses publicadas entre 2007 e 2019. No que diz respeito à pesquisa realizada, observa-se quea temática investigada tem apresentado crescimento na produção acadêmica em nível de teses dedoutorado. Nos acervos pesquisados há 21 teses tendo como pertinência as políticas educacionaisde educação superior e a pessoa com deficiência. No que se refere às informações contidas nosresumos das teses encontradas, apurou-se que as mesmas contemplam seis eixos de análises:Direito à Educação e Educação Especial; Políticas Públicas de inclusão de estudantes comdeficiências na Educação Superior; Políticas de Inclusão Institucional para Estudantes comDeficiências; Ingresso e permanência do estudante com deficiência no Ensino Superior; TrabalhoDocente e Educação Especial no Ensino Superior. Conclui-se que, as políticas educacionais deeducação superior para a pessoa com deficiência têm se constituído em um campo de pesquisapromissor. E, há necessidade de se desenvolver mais pesquisas referentes à temática e que pormeio delas, políticas públicas educacionais podem ser reivindicadas, elaboradas e efetivadas.

Palavras-chave

Educação Superior, Pessoa com Deficiência, Direito à Educação, Políticas Educacionais.

Autor(a) Correspondente
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