GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Code: 136-175
92
286
Título

GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

ISBN

978-65-89826-12-5

DOI
10.37885/978-65-89826-12-5
Publicado em

10/05/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

153

10

1

1

Organizadores:
  • Shirley Vieira de Lima

    Shirley Vieira de Lima

  • Maria Onete Brandão Araújo

    Maria Onete Brandão Araújo

  • Ernani José Guimarães de Carvalho

    Ernani José Guimarães de Carvalho

  • Fabíola Fernandes de Menezes

    Fabíola Fernandes de Menezes

Apresentação

Esta publicação apresenta os resultados de professores, pesquisadores e estudiosos que se debruçaram sobre suas experiências na Gestão escolar. Constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo, oriundo de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições sejam elas, públicas, privadas ou não formais, de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar as pesquisas de Gestão escolar e a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas dos saberes. Todos os capítulos foram elaborados com base em estudos sobre a educação, envolvendo todo o conhecimento técnico-científico, alicerçado por experientes teóricos da Gestão escolar. Desse modo, imaginamos a grande responsabilidade em escrever sobre temas variados e relacionados com a gestão escolar e suas particularidades, o que nos permitiu desvendar a realidade vivenciada em nossas instituições de ensino, entendendo ainda que, a exposição teórica realizada neste livro resulta de todo um processo construído com pesquisa, reflexão e análise. O importante é que através da leitura deste, os responsáveis pela gestão escolar possam dispor em suas mãos de um instrumento de trabalho e de formação contínua. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para os profissionais do magistério e demais interessados pela temática da gestão escolar.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

10 Capítulos

Capítulo 1

INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: NO ENSINO REGULAR INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Cintra, Keith Jane Mendonça
10.37885/210203022
Capítulo 2

ESTUDO EMPÍRICO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO INTEGRAL NO MUNICIPIO DE FORTALEZA - CE.

Lima, Shirley Vieira de
10.37885/210203023
Capítulo 3

A PSICOPEDAGOGIA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Araújo, Maria Onete Brandão
10.37885/210203117
Capítulo 4

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA

Lima, Shirley Vieira de
Menezes, Fabíola Fernandes de
10.37885/210203021
Capítulo 5

A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE GESTÃO ESCOLAR E FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO

Araújo, Ana Cherlly Felipe de Aguiar
10.37885/210202961
Capítulo 6

GESTÃO ESCOLAR PARA A APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE A LIDERANÇA RELACIONAL

Lima, Edgar Nogueira
Marinho, Iasmin da Costa
10.37885/210404134
Capítulo 7

USO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM UM CONTEXTO DE CRISE: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA

Medeiros, Kelly Regina Cintra de
10.37885/210404122
Capítulo 8

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

Oliveira, Aparecida Kele Almeida
10.37885/210203285
Capítulo 9

ESPORTE EDUCACIONAL: UMA FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL

Santos, Antônia Ana Lene Vieira dos
10.37885/210203119
Capítulo 10

O ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Evangelista, Elem Patricia
10.37885/210203118