A PSICOPEDAGOGIA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Code: 210203117
15
2
Título

A PSICOPEDAGOGIA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autor(a):
  • Maria Onete Brandão Araújo

    Araújo, Maria Onete Brandão

DOI
10.37885/210203117
Publicado em

11/05/2021

Páginas

52-61

Capítulo

3

Resumo

O trabalho aqui apresentado diz respeito a pratica educativa que leva ao fracasso escolar, focando no aluno como um aprendiz e o professor como um educador. O professor na sua missão de docente carrega muitas vezes traços da educação tradicional em que não oferecem espaços para os alunos desenvolver seus pensamentos, suas aprendizagens de forma significativa. O tema nos traz uma realidade que está presente no nosso dia-a-dia, quando leva a fazer dos nossos alunos máquinas de passar no vestibular. “O sonho dourado” de todo professor que é ter um aluno participante, que se interesse pelo que está sendo explanado em sala de aula, que saiba criticar e debater sobre os temas expostos. Mostra-se com a interação aluno-professor e é de suma importância no processo de aprendizagem. Debatemos também de quem é a culpa do fracasso escolar, dentro de um contexto, podemos observar que a sociedade acaba por influenciar no sucesso ou fracasso da criança na sua vida escolar

Palavras-chave

Psicopedagogia, Ensino, Aprendizagem, Magistério.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.