USO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM UM CONTEXTO DE CRISE: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA

Code: 210404122
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Título

USO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM UM CONTEXTO DE CRISE: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA

Autor(a):
  • Kelly Regina Cintra de Medeiros

    Medeiros, Kelly Regina Cintra de

DOI
10.37885/210404122
Publicado em

11/05/2021

Páginas

99-108

Capítulo

7

Resumo

O objetivo desse trabalho é trazer algumas reflexões sobre como as habilidades socioemocionais podem ser um meio para tornar as relações educacionais efetivas e produtivas em um contexto de crise, e se elas podem contribuir para a gestão escolar a partir de uma experiência com turmas do 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Fortaleza. O relato dessa experiência que ocorreu no ano de 2020, durante a pandemia causada pelo corona vírus, abrange as relações professor-aluno, professor-professor, as relações com o núcleo gestor e a parceria família e escola. Assim, avaliando os resultados obtidos após uma ação sistemática usando habilidades socioemocionais de cooperação, empatia, controle do estresse, criatividade, foco, persistência e abertura ao novo com o intuito de buscar soluções, mediar conflitos e estabelecer canais de comunicação efetivos nas relações escolares.

Palavras-chave

Habilidades socioemocionais, Pandemia, Ensino Remoto.

Autor(a) Correspondente
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