INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: NO ENSINO REGULAR INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Code: 210203022
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Título

INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: NO ENSINO REGULAR INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Autor(a):
  • Keith Jane Mendonça Cintra

    Cintra, Keith Jane Mendonça

DOI
10.37885/210203022
Publicado em

11/05/2021

Páginas

12-33

Capítulo

1

Resumo

O tema deste artigo se dá no âmbito da inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. O objetivo foi investigar a interação entre professor e aluno com deficiência intelectual em uma escola inclusiva, verificando em que medida essa interação contribui para a inclusão desse aluno. A inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular é uma realidade que tem como pressupostos legais e humanos, a questão dos direitos e do respeito à diversidade. A inclusão desses alunos vem mobilizando a sociedade e toda comunidade escolar a desenvolver um novo olhar, onde todos os alunos devem estar incluídos nas salas de aula do ensino regular. A pesquisa é qualitativa, utilizando instrumento como a coleta de dados, questionário e a observação participativa. Os sujeitos foram duas professoras do ensino regular que lidam com dois alunos com deficiência intelectual. No referencial teórico se destaca alguns autores como: Pessotti (1984), Palácios (1995) Silva e Aranha (2005), Telford e Sawrey, (1988), Tessaro (2005), Omote (1994), D'antino (1997), Giliazzi (2007), Vygotsky (1998, 2004), dentre outros. O resultado do estudo demonstra a inclusão um direito que deve ser operacionalizada pelas escolas, e destaca “a importância da formação dos professores”. Compreendendo também que a interação entre professor e aluno com deficiência intelectual é fator fundamental nesse processo da aprendizagem; quanto aos alunos com deficiência intelectual, relatam que gostam da escola e da socialização na sala de aula.

Palavras-chave

Deficiência Intelectual, Interação, Processo de Inclusão.

Autor(a) Correspondente
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