GESTÃO ESCOLAR PARA A APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE A LIDERANÇA RELACIONAL
Edgar Nogueira Lima
Lima, Edgar Nogueira
Iasmin da Costa Marinho
Marinho, Iasmin da Costa
11/05/2021
87-98
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O artigo ora apresentado tem como objetivo refletir acerca das habilidades do gestor escolar na liderança relacional tendo como base de investigação o processo de seleção de diretores realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE). Para tanto, recorreu-se à procedimentos metodológicos como a pesquisa documental e bibliográfica, analisando o perfil de gestão escolar desejável à rede municipal de ensino, tendo como base o Edital de Chamada Pública da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (2017), bem como busca de dados e informações acerca das políticas públicas e de gestão nos portais da prefeitura, e também em estudos e pesquisas sobre os temas da Liderança Relacional e Gestão Escolar. Compreende-se, portanto, que a figura do gestor escolar é de mediador das dimensões pedagógicas, administrativas, financeiras, patrimoniais e de pessoas. Dessa forma, observa-se que são muitas as atribuições ao trabalho do gestor escolar destacando-se a necessidade de construir alicerces firmes no âmbito relacional, considerando que os bons resultados de desempenho e aprendizagem esperados são frutos da coletividade dos atores que fazem a escola. No sentido de compreender melhor sobre essas habilidades do perfil do gestor escolar, observou-se como essas reflexões aparecem no processo seletivo dos diretores da rede municipal de educação de Fortaleza.
Gestão Escolar, Liderança Relacional, Seleção de diretores.
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