DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

Code: 210203285
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Título

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autor(a):
  • Aparecida Kele Almeida Oliveira

    Oliveira, Aparecida Kele Almeida

DOI
10.37885/210203285
Publicado em

11/05/2021

Páginas

109-121

Capítulo

8

Resumo

Considerando que as dificuldades de aprendizagem, especificamente de leitura e escrita são resultantes de diversos fatores, dentre eles socioeconômicos e culturais, propomos realizar o referido estudo sob a perspectiva de um olhar psicopedagógico que reflita sobre a importância de sua atuação frente à instituição escolar e familiar. Com esse objetivo, usamos como instrumento de pesquisa a análise de referenciais teóricos de Kato (1999), Bossa (2004), Sampaio (2012), dentre outros que, de forma significativa abrangem reflexões acerca dos principais fatores contribuintes aos déficits de aprendizagem das crianças, os eixos norteadores para reversão de tal problematização e principalmente a importância do processo de interação do profissional da psicopedagogia com a instituição escolar e familiar. Mediante tais análises, chegamos à conclusão de que a intensificação do olhar psicopedagógico nas intervenções de pessoas com dificuldades de aprendizagem são cada vez mais necessárias e urgentes, uma vez que, além da carência educacional do nosso país perpetuar uma realidade educativa precária nas famílias, estas encontram- se a cada dia carentes de amparo e apoio a vida escolar de seus filhos com dificuldades de aprendizagem. Já os psicopedagogos, com seus conhecimentos, possuem o dom de atuar como verdadeiros mestres da educação.

Palavras-chave

Dificuldade de Aprendizagem, Família, Psicopedagogia.

Autor(a) Correspondente
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