O ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Code: 210203118
7
4
Título

O ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autor(a):
  • Elem Patricia Evangelista

    Evangelista, Elem Patricia

DOI
10.37885/210203118
Publicado em

11/05/2021

Páginas

135-149

Capítulo

10

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender e refletir sobre o ensino de crianças surdas nocontexto escolar. A educação inclusiva nos últimos anos está sendo bastante debatida nasescolas brasileiras. A comunidade escolar, em sua maioria, não compreende as diversidadesculturais que existem na sala de aula. As metodologias e avaliações devem ser aplicadas pelosprofessores de acordo com as singularidades de cada aluno, respeitando suas limitações. Oaluno surdo, por exemplo, deve ser instigado o sentido visual. As instituições escolas devempropiciar um trabalho dedicado para o ensino das libras e da essencialidade dela paraobtenção de conhecimento. Muitas vezes, por não ter uma formação acadêmica na área odocente não consegue se comunicar com o educando não ouvinte transferindo essaresponsabilidade para o intérprete, que tem a função de mediação.

Palavras-chave

Conhecimento, Ensino; Surdo, Inclusiva, Professores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.