EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FAMÍLIA, ESCOLA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE EM PESQUISA

Code: 405-609
41
95
Título

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FAMÍLIA, ESCOLA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE EM PESQUISA

ISBN

978-65-5360-336-3

DOI
10.37885/978-65-5360-336-3
Publicado em

30/05/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

166

11

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

11 Capítulos

Capítulo 1

A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Cruz, Cátia de Souza
Silva, Osni Oliveira Noberto Da
10.37885/230412729
Capítulo 2

A AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

MARTINS, Joana Célia do S. G. de A.
CARVALHO, Mônica de Nazaré
SALES, Elielson Ribeiro
10.37885/230512960
Capítulo 3

A EDUCAÇÃO ESPECIAL À LUZ DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA: PRODUZINDO A AUTONOMIA A PARTIR DO DIÁLOGO

Sousa Maycom
Nogueira Victor
10.37885/230412661
Capítulo 4

ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS SURDAS

Cardoso, felipe
10.37885/230412815
Capítulo 5

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/230312467
Capítulo 6

DISFUNÇÃO NEUROBIOLÓGICA OU DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DO QUE ESTAMOS FALANDO?

Martins, Carlos Eduardo
Nogueira Martins, Vanessa de Cássia
10.37885/230513081
Capítulo 7

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DISCUSSÕES QUE APROXIMAM

Serpa, Paulo Roberto
Morais, Karine Helena
Mendes, Ana Paula Menegotto
10.37885/230211985
Capítulo 8
Capítulo 9

INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN DO INSTITUTO FEDERAL DE MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA

Martins, André Gustavo Lima De Almeida
Galvão, Claudianny Maria
Araújo, Cristiane Pinheiro Maia de
Costa, Myriam Cristina Cardoso
10.37885/230412811
Capítulo 10

O PROVEITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO EQUIDADE PARA DISCENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS COGNITIVAS QUE ESTUDAM EM ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ-MT

Bertholini, Thargus Martins
10.37885/230312449
Capítulo 11

UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: PARADOXO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Bomfim, Paulo Cesar Romão
10.37885/230111641