EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DISCUSSÕES QUE APROXIMAM

Code: 230211985
12
0
Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DISCUSSÕES QUE APROXIMAM

Autores(as):
  • Paulo Roberto Serpa

    Serpa, Paulo Roberto

  • Karine Helena Morais

    Morais, Karine Helena

  • Ana Paula Menegotto Mendes

    Mendes, Ana Paula Menegotto

DOI
10.37885/230211985
Publicado em

31/05/2023

Páginas

95-115

Capítulo

7

Resumo

Este trabalho trata-se de um estudo de cunho qualitativo onde se discute a relação entre a Educação Ambiental – EA e Educação Inclusiva, observando a EA como uma dimensão da educação que mantem um diálogo de saberes, sendo, portanto, inclusiva. Para esta pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática de literatura - RSL, com o objetivo de investigar o que dizem as pesquisas entre 2012 e 2022 sobre a relação entre a educação ambiental e educação inclusiva. Como resultados, foram selecionados 8 trabalhos, sendo 7 artigos científicos e 1 dissertação de mestrado que direcionam seus olhares para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, essencial para compreensão e ressignificação de conceitos e práticas que contribuem para a educação ambiental potencializar uma prática mais inclusiva nos ambientes escolares.

Palavras-chave

Educação ambiental, Educação inclusiva, Educação especial.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.