ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

Code: 230312467
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Título

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

Autor(a):
  • Flávio Aparecido De Almeida

    Aparecido De Almeida, Flávio

DOI
10.37885/230312467
Publicado em

31/05/2023

Páginas

69-80

Capítulo

5

Resumo

A Educação Inclusiva representa uma das maiores lutas da sociedade, e encontra-se diretamente relacionada ao atendimento especializado no âmbito educacional. Seu surgimento se deu por volta da década de 1970 e envolve não apenas as pessoas com deficiência, mas também seus familiares, a instituição educacional e toda a sociedade. Ao longo de sua história, a escola caracterizou-se pelo contexto elitista que possui a educação, sendo a escolarização direcionada a grupos específicos promovendo a exclusão legítima pelas políticas e práticas voltadas para a educação responsáveis pela reprodução da ordem social. O trabalho se justifica pelo propósito de se processar a inclusão de indivíduos com deficiências no ensino regular frente a uma comunidade que necessita ultrapassar muitos preconceitos, revendo valores e buscando novos conceitos voltados para a educação de todos. O objetivo principal da pesquisa é analisar a relevância do atendimento especializado no processo de inclusão de todos na educação regular e os objetivos específicos são analisar e conceituar a inclusão e educação especial, analisar a educação inclusiva no sistema educacional e verificar os principais fundamentos e práticas envolvendo o atendimento especializado na inclusão escolar. O trabalho foi elaborado por meio de uma revisão literária em livros e artigos selecionados por meio de buscas em sites de bancos de dados e livros, o material pesquisado abrange os trabalhos publicados sobre o tema em questão.

Palavras-chave

Inclusão, Deficiência, Ensino Regular, Escolas.

Autor(a) Correspondente
Licença

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