INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN DO INSTITUTO FEDERAL DE MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA
André Gustavo Lima De Almeida Martins
Martins, André Gustavo Lima De Almeida
Claudianny Maria Galvão
Galvão, Claudianny Maria
Cristiane Pinheiro Maia De Araújo
Araújo, Cristiane Pinheiro Maia de
Myriam Cristina Cardoso Costa
Costa, Myriam Cristina Cardoso
31/05/2023
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FAMÍLIA, ESCOLA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE EM PESQUISA
A Educação inclusiva atualmente é um desafio que implica mudar a escola como um todo. É valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. Nesse sentido, este estudo pautou-se em um relato de experiência que consistiu em uma intervenção pedagógica alicerçada em diversos instrumentos didático-pedagógicos necessários às práticas em sala de aula para minimizar as dificuldades de aprendizagem de um aluno com síndrome de Down no contexto de uma escola regular. A intervenção pedagógica foi realizada com um aluno com síndrome de Down matriculado no Curso Técnico de Alimentos do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus Açailândia, durante os anos de 2016 e 2017. A metodologia aplicada compôs-se de planejamentos e elaboração de estratégias pedagógicas com base no conhecimento da realidade concreta do aluno e dos recursos didáticos de que se dispunha, com o intuito de minimizar as dificuldades de aprendizagem do discente. Ao final da intervenção pedagógica, diante das necessidades e dificuldades de aprendizagem do estudante, constatou-se que o processo de aprendizagem depende fundamentalmente de estratégias e instrumentos diferenciados que considerem as particularidades de cada aluno.
Adaptação e aprendizagem, Deficiência intelectual, Inclusão.
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