INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN DO INSTITUTO FEDERAL DE MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202305/1685470233_68869237-d547-4f04-a66b-11ab0cddd03a.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN DO INSTITUTO FEDERAL DE MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA
André Gustavo Lima De Almeida Martins
Claudianny Maria Galvão
Cristiane Pinheiro Maia De Araújo
Myriam Cristina Cardoso Costa
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
30/05/2023
125-135
9
A Educação inclusiva atualmente é um desafio que implica mudar a escola como um todo. É valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. Nesse sentido, este estudo pautou-se em um relato de experiência que consistiu em uma intervenção pedagógica alicerçada em diversos instrumentos didático-pedagógicos necessários às práticas em sala de aula para minimizar as dificuldades de aprendizagem de um aluno com síndrome de Down no contexto de uma escola regular. A intervenção pedagógica foi realizada com um aluno com síndrome de Down matriculado no Curso Técnico de Alimentos do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus Açailândia, durante os anos de 2016 e 2017. A metodologia aplicada compôs-se de planejamentos e elaboração de estratégias pedagógicas com base no conhecimento da realidade concreta do aluno e dos recursos didáticos de que se dispunha, com o intuito de minimizar as dificuldades de aprendizagem do discente. Ao final da intervenção pedagógica, diante das necessidades e dificuldades de aprendizagem do estudante, constatou-se que o processo de aprendizagem depende fundamentalmente de estratégias e instrumentos diferenciados que considerem as particularidades de cada aluno.
Ler mais...Adaptação e aprendizagem, Deficiência intelectual, Inclusão.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FAMÍLIA, ESCOLA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE EM PESQUISA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.