INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN DO INSTITUTO FEDERAL DE MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA

Code: 230412811
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Título

INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN DO INSTITUTO FEDERAL DE MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA

Autores(as):
  • André Gustavo Lima De Almeida Martins

    Martins, André Gustavo Lima De Almeida

  • Claudianny Maria Galvão

    Galvão, Claudianny Maria

  • Cristiane Pinheiro Maia De Araújo

    Araújo, Cristiane Pinheiro Maia de

  • Myriam Cristina Cardoso Costa

    Costa, Myriam Cristina Cardoso

DOI
10.37885/230412811
Publicado em

31/05/2023

Páginas

125-135

Capítulo

9

Resumo

A Educação inclusiva atualmente é um desafio que implica mudar a escola como um todo. É valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. Nesse sentido, este estudo pautou-se em um relato de experiência que consistiu em uma intervenção pedagógica alicerçada em diversos instrumentos didático-pedagógicos necessários às práticas em sala de aula para minimizar as dificuldades de aprendizagem de um aluno com síndrome de Down no contexto de uma escola regular. A intervenção pedagógica foi realizada com um aluno com síndrome de Down matriculado no Curso Técnico de Alimentos do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus Açailândia, durante os anos de 2016 e 2017. A metodologia aplicada compôs-se de planejamentos e elaboração de estratégias pedagógicas com base no conhecimento da realidade concreta do aluno e dos recursos didáticos de que se dispunha, com o intuito de minimizar as dificuldades de aprendizagem do discente. Ao final da intervenção pedagógica, diante das necessidades e dificuldades de aprendizagem do estudante, constatou-se que o processo de aprendizagem depende fundamentalmente de estratégias e instrumentos diferenciados que considerem as particularidades de cada aluno.

Palavras-chave

Adaptação e aprendizagem, Deficiência intelectual, Inclusão.

Autor(a) Correspondente
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