INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN DO INSTITUTO FEDERAL DE MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA

Code: 230412811
Downloads
5
Views
11
Compartilhe
Título

INTERVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN DO INSTITUTO FEDERAL DE MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA

Autores(as):
  • André Gustavo Lima De Almeida Martins

  • Claudianny Maria Galvão

  • Cristiane Pinheiro Maia De Araújo

  • Myriam Cristina Cardoso Costa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230412811
    Publicado em

    30/05/2023

    Páginas

    125-135

    Capítulo

    9

    Resumo

    A Educação inclusiva atualmente é um desafio que implica mudar a escola como um todo. É valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. Nesse sentido, este estudo pautou-se em um relato de experiência que consistiu em uma intervenção pedagógica alicerçada em diversos instrumentos didático-pedagógicos necessários às práticas em sala de aula para minimizar as dificuldades de aprendizagem de um aluno com síndrome de Down no contexto de uma escola regular. A intervenção pedagógica foi realizada com um aluno com síndrome de Down matriculado no Curso Técnico de Alimentos do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus Açailândia, durante os anos de 2016 e 2017. A metodologia aplicada compôs-se de planejamentos e elaboração de estratégias pedagógicas com base no conhecimento da realidade concreta do aluno e dos recursos didáticos de que se dispunha, com o intuito de minimizar as dificuldades de aprendizagem do discente. Ao final da intervenção pedagógica, diante das necessidades e dificuldades de aprendizagem do estudante, constatou-se que o processo de aprendizagem depende fundamentalmente de estratégias e instrumentos diferenciados que considerem as particularidades de cada aluno.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Adaptação e aprendizagem, Deficiência intelectual, Inclusão.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar