CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE

Code: 553-837
31
73
Título

CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE

ISBN

978-65-5360-548-0

DOI
10.37885/978-65-5360-548-0
Publicado em

29/02/2024

Páginas Capítulos Volume Edição

200

12

1

1

Organizador(a):
  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Finelli, Leonardo Augusto Couto

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

12 Capítulos

Capítulo 1

DEPRESSÃO INFANTIL: SINAIS E SINTOMAS PARA OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA

Finelli, Leonardo Augusto Couto
10.37885/240215714
Capítulo 2

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB OS OLHARES DISCENTES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB O OLHAR DISCENTE.

Matos, Luiz Eduardo Oliveira
Schott, Márcia
Jardim, Renata
10.37885/240115420
Capítulo 3

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO DO TEA NA EDUCAÇÃO

Assis, Stella Maris Mesquita de
Assis, Kerley Oliveira Aquino Rabelo
Assis, Jadson Rabelo
10.37885/240215702
Capítulo 4

ENSINAR E APRENDER: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NESSES PROCESSOS

LIMA, Uanderson da Silva
MIRANDA, Tatiana Helena
Cruz, Rosângela Feitoza Fracasso
10.37885/240115545
Capítulo 5

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENTRE O SER E O FAZER DOCENTE

Dias, Hellen Queren Nogueira Alves
Baleeiro, Ana Rita Garcia
Aquino, Geovana Carvalho de Aquino
Barbosa, Débora Thalita Teixeira
Araújo, Vanessa Lorrany Fernandes
Finelli, Leonardo Augusto Couto
10.37885/240115584
Capítulo 6

CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE A PARTIR DAS MEMÓRIAS CULTURAIS: CAMINHOS TRILHADOS NA TENTATIVA DE CRIAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL DA AGRICULTURA E PECUÁRIA EM BRASÍLIA DE MINAS, MG

Reis, Filomena Luciene Cordeiro
Rodrigues, Gefferson Ramos
Reis, João Olímpio Soares dos
10.37885/240115583
Capítulo 7

A QUÍMICA EM CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA NA ACEPÇÃO FREIRIANA

Almeida, Marcos Antonio Vasco de
Peixoto, Elisabet Alfonso
10.37885/240115579
Capítulo 8

FORMANDO PROFESSORES/AS DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: OBSERVAÇÃO, ANÁLISE E REFLEXÕES SOBRE AS HABILIDADES DE ENSINO

ADORNI, Dulcinéia da Silva
ALVES, Gustavo Wendel Rodrigues
10.37885/231114976
Capítulo 9

ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE

JUCÁ, W.
LACERDA, C.
10.37885/240115495
Capítulo 10

MATIX: O TABULEIRO DOS NÚMEROS INTEIROS NA EJA

Peixoto, Elisabet Alfonso
Magalhães, Ricardo Oliveira
Peixoto, André Alfonso
Peixoto, Murilo Alfonso
10.37885/240115478
Capítulo 11

USO DE SIMULADORES E ANIMAÇÕES PARA O ENSINO DA RADIOATIVIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA

Marques, J. J.
Gurgel, M. F. C.
10.37885/240115627
Capítulo 12

EFICACIA DE CMAPTOOLS EN EL NIVEL DE COMPRENSIÓN LECTORA EN ESTUDIANTES DE PRIMARIA, PUNO – PERÚ

Jhonatan, Hinojosa Mamani
Jhanet Yesenia, Cariapaza Mamani
Benito Pepe, Calsina Calsina
Juan Carlos, Callomamani Callomamani
Javier Elías, Mamani Gamarra
Edison, Catacora Lucana
Carlos Gualberto, Tintaya Cari
10.37885/240215683