CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE - VOLUME 2



CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE - VOLUME 2
978-65-5360-614-2

2024
166
10
2
1
Leonardo Augusto Couto Finelli
Finelli, Leonardo Augusto Couto
As instituições de ensino formal são diariamente atravessadas por diversas experiências dos mais diferentes atores (professores, gestores, cantineiros, equipe de apoio, alunos, entre outros) que estabelecem as mais variadas rotinas de trabalho. Muitas se repetem no tradicionalismo da replicação daquilo que mimetizamos de experiências pregressas. Tantas outras, na contramão dessa perspectiva, são inovações propostas a partir de adaptações e variações de procedimentos tradicionais, até chegar as novas práticas originais para atender as demandas do cotidiano. Tais práticas de trabalho educacionais são muitas vezes soluções fantásticas que atendem, e resolvem, problemas de uma dada demanda, mas que, infelizmente, ficam apenas ali reconhecidas e utilizadas. A proposta da presente produção, em seguimento como segundo volume, é compartilhar com os mais diversos pares tais experiências, de modo a favorecer que outros acessem o conhecimento que é produzido pontualmente nos fazeres de cada autor. Trabalhar com educação hodiernamente não é mais difícil, ou mais fácil, do que era a algumas dezenas de anos atrás, é diferente. Diversos avanços, como os recursos de acesso as Tecnologias da Informação e Comunicação, criaram facilidades anteriormente inimagináveis. Por outro lado, a forma como a informação é construída, divulgada (eventualmente pervertida), amadurece e fenece também se tornou muito mais célere. As formas de acesso, assim como de consideração e atenção às fontes de conhecimento mudaram tanto que levam grandes grupos de aprendizes a se perderem completamente quanto as maravilhas do processo de aprendizado. Nesse contexto, o conhecimento, anteriormente absoluto e bem formado, passou a ceder lugar a novos arranjos e práticas que se ajustam a uma sociedade em movimento constante. Assim, educadores estão permanentemente se adequando e adaptando suas práticas, e tais merecem ser compartilhadas. Com tal visão apresento as produções colaborativas dos pares. Cada uma, a sua maneira, em maior ou menor grau, apresenta contribuições sobre os mais diversos processos de formação educacional. Sejam todos muito bem-vindos, leitores, a crescer conosco a partir dessa nova jornada de compartilhamento de conhecimentos.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.