PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 427-636
31
81
Título

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

ISBN

978-65-5360-450-6

DOI
10.37885/978-65-5360-450-6
Publicado em

30/10/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

108

7

1

1

Organizadores:
  • Felipe Vitório Ribeiro

    Ribeiro, Felipe Vitório

  • Walmir Fernandes Pereira

    Pereira, Walmir Fernandes

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

7 Capítulos

Capítulo 1

ABORDAGEM SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) EM AULAS DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UM ENSINO CONTEXTUALIZADO

Barbosa, Bianca Moreira
Aguiar, Alex Ramos
Souza, Vinícius Catão de Assis
10.37885/230713764
Capítulo 2

ANÁLISIS DE LA INTERACCIÓN ALUMNO-DOCENTE Y SU INFLUENCIA EN EL RENDIMIENTO ACADÉMICO EN LA UNIVERSIDAD

Leon Tacca, Alicia Magaly
Medina Espinoza, Wenceslao Teddy
Guerra Lima, Saire Roenfi
Quispe Ccama, Juan
10.37885/230914247
Capítulo 3

ANÁLISIS DEL USO DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA DISMINUIR EL DÉFICIT DE ATENCIÓN EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS

Díaz Estrada, Diana Margarita
Mindani Cáceres, Carmen Gisela
Calizaya Llatasi, Fredy Grimaldo
Calizaya Llatasi, Elmer Elio
Astete Tebes, Ronald
Cusilayme Barrantes, Helfer Rudel
Paredes Calatayud, Edith Fernanda
Leon Tacca, Alicia Magaly
Medina Espinoza, Wenceslao Teddy
10.37885/231014681
Capítulo 4

REFLEXIONAR DURANTE LAS PRÁCTICAS DE FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESORADO: ¿POR QUÉ EN TRÍADAS Y NO EN DIADAS?

Vanegas Ortega, Carlos
10.37885/230713855
Capítulo 5

RESPONSABILIDAD SOCIAL UNIVERSITARIA: INTERVENCIÓN EDUCATIVA PARA MEJORAR EL CONOCIMIENTO DE SUS DIMENSIONES DURANTE LA EMERGENCIA SANITARIA

Sheyla Lenna Cervantes-Alagón
Tania Carola Padilla-Cáceres
Oliver Amadeo Vilca Huayta
Jorge Luis Apaza Cruz
Dometila Mamani-Jilaja
Carlos Alberto Padilla Cáceres
Claudia Jessica Lauracio-Lope
Amalia Felicitas Quispe Romero
10.37885/230914560
Capítulo 6

REVISITANDO O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ITAPETINGA-BA: O OLHAR DOS(AS) ALUNOS(AS)

NUNES, Amisson dos Santos
ADORNI, Dulcinéia da Silva
10.37885/231014694
Capítulo 7

RUMO AO SUCESSO NA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAISPARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Freitas, Lilian Carla De
Kirner, Tereza Gonçalves
10.37885/230713893