EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Code: 249-370
Downloads
113
Views
676
Compartilhe
Título

EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA

ISBN

978-65-5360-174-1

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-174-1
    Ano Publicação

    2022

    PáginasCapítulosVolumeEdição

    218

    14

    1

    1

    Organizadores:
    • Leonardo Augusto Couto Finelli

      Leonardo Augusto Couto Finelli

    • Aline Maria Gonzaga Ruas

      Aline Maria Gonzaga Ruas

    Apresentação

    O contexto de pandemia do Corona vírus modificou a existência como era conhecida. Estuda-se o conceito do “novo normal”, porém, a vida não pode esperar sua definição formal, assim como aguardar por fórmulas para sua adequação. Nesse sentido, a história tem sido vivida, e experienciada com as mais diversas adaptações que atendam as demandas existentes. Reconhecemos que diversas mudanças se processaram nos mais variados contextos laborais, e assim também foi para a educação. O processo de ensinar e aprender, realizado presencialmente, nas escolas, espaços notórios da construção do conhecimento educacional sofreu drásticas modificações. Professores e alunos tiveram, em pouco tempo, e sem anúncios ou preparação, que reaprender suas funções e papéis no contínuo processo de ensino-aprendizagem. O espaço geolocalizado partilhado de modo síncrono na escola migrou para os lares e home offices, valendo-se dos mais variados recursos, que incluem desde as mais avançadas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, aos mais clássicos recursos de Educação a Distância – EAD, como o envio, por correio, de material reprografado. Nesse contexto, o oficio de ensinar modificou-se, e de forma similar, o ensinar a ensinar! A educação, em seus mais diversos níveis, precisou ser adaptada. O estudante em formação teve, abruptamente, de reorganizar sua prática, conduzido por seu professor que carregou a responsabilidade de cuidar do distanciamento social e segurança de seus alunos. Assim, vislumbramos diversos ganhos, mas também observamos grandes disparidades e situações de grande carência e limitação do processo de formação. Nesse momento de avanço do quadro de calamidade sanitária, observamos a superação, pelo menos parcial, do quadro pandêmico. Apesar de não podermos dar a situação como superada, como um evento histórico, ou do passado, já se iniciou o retorno as atividades presenciais. Não obstante a escola já não é mais a mesma. Alunos e professores carregam, em maior ou menor grau, as marcas da travessia forçada. Muito do conteúdo formal não foi apreendido como se esperava, no entanto, outras formas de aprender foram conquistadas. Esperamos que tais contribuições superem as perdas, e que se mostrem como um farol para iluminar um futuro promissor, em que as formas clássicas de transmissão do conhecimento sejam acrescidas das novidades da tecnologia, e que, de mãos dadas, continuem a jornada para o futuro. A presente obra apresenta um pouco da diversidade de experiências compartilhadas por professores e alunos de diferentes níveis de formação em seu novo trabalho que considerou o ensino híbrido ou remoto. São compartilhadas experiências exitosas, passiveis de replicação (com as devidas adaptações), assim como propostas que não saíram como planejadas, de modo a possibilitar que os colegas as evitem ou corrijam suas limitações. Essa foi constituída a partir de um processo colaborativo entre professores e pesquisadores, que apoiados por seus estudantes e comunidade acadêmica se debruçaram sobre o processo de investigar e refletir sobre as mudanças em suas práxis. Tais levaram a pesquisas e relatos de experiência que compartilhamos com você leitor, na expectativa de que acresçam seu conhecimento e capacitação, mediante dados da realidade concreta do período pandêmico. A produção contempla ainda pequena fração da extensa produção científica das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Básica e/ou Superior, públicas e privadas, de abrangência nacional e internacional. Dessa forma integra ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos, em especial, a cada um dos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos que a mesma sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

    Ler mais...
    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    14 Capítulos

    Capítulo 1
    Capítulo 2
    Capítulo 3
    Capítulo 5
    Capítulo 8
    Capítulo 9
    Capítulo 10