FÍSICA: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA - VOLUME 2

CHAMADA: 546-1007

Status
Chamada Aberta
Livro

FÍSICA: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA - VOLUME 2

Volume

2

Submissão até

30/06/2024

Publicação em

30/07/2024

Taxa de Publicação de Artigo (APC)

R$ 197,00

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Formato de publicação

Acesso Aberto: download e acesso direto para a página do livro e do capítulo.

Organizador(a):
Ementa:

Sobre o processo ensino-aprendizagem é lugar-comum entre educadores que cada área do conhecimento exige formas de ensinar e de aprender específicas. Ademais, as mudanças sociais ocorridas ao longo das últimas décadas, inclusive na educação, corroboradas pelas mudanças legais, têm forçado profissionais da educação a repensarem suas práticas docentes. Por muito tempo prevaleceu no meio educacional o paradigma tecnicista, contudo, a partir do final do século XX esse paradigma passou a sofrer gradualmente alterações, no sentido de outros fatores passarem a influenciar decisivamente o processo de ensino-aprendizagem. Essa mudança de paradigma levou o ambiente acadêmico a buscar “o  desenvolvimento de novas metodologias e atitudes para melhorar a efetividade no processo de aprendizagem. Nesse contexto, a presente obra: FÍSICA: contextualizando a educação e a prática pedagógica​​​​​​​, apresenta-se como uma oportunidade para que pesquisadores e educadores do Brasil e do exterior possam compartilhar suas experiências exitosas e pesquisas relacionadas à temática em tela.

Áreas Temáticas:
​​​​​​​
- História da Ciência; História da Física
- Educação e Ensino de Física
- Física Geral
- Física Astronômica
- Métodos Matemáticos da Física
- Física Clássica e Física Quântica: Mecânica e Campos
- Física das Partículas Elementares e Campos
- Física Estatística e Termodinâmica
- Relatividade e Gravitação
- Eletricidade e Magnetismo
- Ótica e Acústica​​​​​​​

Normas

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Quer saber como funciona?

1. Submissão

Submeta o seu artigo ou revisão, inédito ou já apresentado em anais e/ou congressos, para ser publicado agora no formato de Capítulo Livro. O livro será publicado no formato E-Book (Livro Digital) com registro ISBN (International Standard Book), Ficha Catalográfica, Conselho Editorial, Índice Remissivo e todos os requerimentos necessários para obtenção de uma maior avaliação Qualis Livro.

2. Avaliação e Orientação

Seu trabalho será avaliado e orientado pelos organizadores do livro (professores, mestres e/ou doutores das mais diversas áreas do conhecimento).

3. Publicação

Após aprovado, o seu trabalho será publicado com um DOI individual e um Certificado de Publicação na data agendada.

E ainda, antes da publicação você receberá a Carta de Aceite.

...

Quais são as vantagens?

1. Qualificação do Currículo

Publicar um artigo ou revisão no formato de Capítulo de Livro é a melhor opção para qualificar o seu currículo acadêmico e obter maiores pontuações em seleções para mestrado, doutorado, seletivo para cargos de docências e até mesmo diferencial para concursos em cargos de instituições privadas. Com um DOI individual a publicação poderá ser adicionada ao seu Lattes o que irá garantir a originalidade da publicação.

2. Horas em Atividades Complementares

As Atividades Complementares* se apresentam como práticas acadêmicas obrigatórias para todo aluno, não permitem dispensa e podem ser desenvolvidas sob múltiplas formas e inslusive com a publicação de artigos em formato de capítulo em livros que sejam coordernados por um professor e/ou Conselho Editorial.

*Verifique o manual de orientações da sua IES.
3. Substituição do TCC

Algumas IES* podem escolher adaptar seu currículo, exigindo a produção de algum outro tipo de trabalho final. Por exemplo: o TCC pode ser substituído pela elaboração de um artigo publicado no formato de Capítulo de Livro, ou até mesmo um Livro Digital desde que as atividades sejam coordenadas por professores e com certificação de avaliação.

*Consulte as regras da sua IES.
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2. Horas em Atividades Complementares

As Atividades Complementares* se apresentam como práticas acadêmicas obrigatórias para todo aluno, não permitem dispensa e podem ser desenvolvidas sob múltiplas formas e inslusive com a publicação de artigos em formato de capítulo em livros que sejam coordernados por um professor e/ou Conselho Editorial.

*Verifique o manual de orientações da sua IES.
3. Substituição do TCC

Algumas IES* podem escolher adaptar seu currículo, exigindo a produção de algum outro tipo de trabalho final. Por exemplo: o TCC pode ser substituído pela elaboração de um artigo publicado no formato de Capítulo de Livro, ou até mesmo um Livro Digital desde que as atividades sejam coordenadas por professores e com certificação de avaliação.

*Consulte as regras da sua IES.