TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: INTERFACES E DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA



TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: INTERFACES E DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
978-65-5360-677-7

2024
160
10
1
1
Ione da Silva Guterres
Guterres, Ione da Silva
Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, estas pesquisas se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas de abrangência nacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação básica, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas dos Saberes, considerando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), como importantes aliadas ao processo ensino aprendizagem. Ademais, as tecnologias digitais integram e promovem discussões na relação com a educação e, consequentemente, proporcionam novas interfaces e diálogos que enriquecem o processo educativo, impactando na melhoria das ações teórico-metodológicas, intermediadas por recursos essenciais para o aprimoramento das habilidades dos estudantes, que demonstram grande interesse por essas inovações tecnológicas. Assim, destaca-se os pontos importantes sobre como o uso dessas tecnologias estão impactando a Educação Básica: acesso a recursos educacionais dinâmicos e interativos, aprendizagem colaborativa e conectada, personalização e adaptação, inovação pedagógica, desenvolvimento de habilidades digitais, entre outros. Resumidamente, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão promovendo grandes mudanças na educação, proporcionando novas formas de ensino, cooperação e renovação pedagógica. É fundamental que professores, gestores e comunidades escolares utilizem essas tecnologias de maneira planejada, assegurando que tenham impactos positivos no crescimento pleno dos estudantes e na elevação da excelência educacional em geral. Isto posto, agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.