PENSANDO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA

Code: 320-479
41
255
Título

PENSANDO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA

ISBN

978-65-5360-305-9

DOI
10.37885/978-65-5360-305-9
Publicado em

10/05/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

348

12

1

1

Organizadores:
  • Wesley Pacheco Calixto

    Wesley Pacheco Calixto

  • Rodrigo de Oliveira Soares

    Rodrigo de Oliveira Soares

  • João Henrique Corrêa Cardoso

    Cardoso, João Henrique Corrêa

  • Marcio Rodrigues da Cunha Reis

    Marcio Rodrigues da Cunha Reis

  • Brunna Carolinne Rocha Silva Furriel

    Furriel, Brunna Carolinne Rocha Silva

Apresentação

Situar os textos que compõem o presente livro, em grande medida, implica refazer a trajetória de formulação e implementação do curso de Especialização em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica no campus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás. Trajetória que atravessou não apenas a ossatura institucional deste campus, mas que tocou na carne das práticas e políticas educadoras nele desenvolvidas. Por isso, peço a licença poética da primeira pessoa – e não só poética, mas também a permissão para me fazer ouvir como testemunha viva de capítulos não escritos de uma história sem a qual nenhum dos capítulos publicados neste livro viriam a existir. No ano de 2015, ingresso na Rede Federal com o prospecto de trabalhar num campus em processo de implantação. Ou melhor, para não dizer um burocrático prospecto: chego ao campus Senador Canedo com o desejo de ajudar a implantar um campus. Com o sonho de construir, desde o começo, um espaço educador significativo. Em Senador Canedo, a palavra sonho não remete somente às utopias que moveram positivamente a presença do IFG, mas também, por viés indireto e negativo, à imagem então corrente de que esta é uma cidade-dormitório reduzida a orbitar em torno de Goiânia. Nessa imagem, Senador Canedo despertaria de dia e de noite cairia no sono – porém sem sonhar, como se num periódico estado de coma, já que, no senso comum, essa cidade seria um território sem dinâmicas sociais de interesse para além da relação instrumental com a capital goiana. Na melhor das hipóteses, seríamos levados a levar em conta o potencial econômico industrial da cidade para adotar políticas institucionais realistas no cumprimento de nossa missão no município. Como músico, pesquisador e docente da área de Arte, pareceu-me ilógico supor que intensos movimentos migratórios de famílias das regiões Norte e Nordeste para Senador Canedo, sem contar a realização do que, provavelmente, é o evento mais antigo de cultura hip-hop do Estado de Goiás, o festival Lado Leste Contra o Crime, deixariam a vida canedense dormir, sem sonhos, o sono derradeiro dos justos. Ao chegar para trabalhar, logo pensei: Essa cidade não morre à sombra de Goiânia, Senador Canedo não está morta por dentro! Revoltei-me contra a imagem de uma urbe-zumbi que não sonha, pois quem não devaneia, deseja, recusa ser apenas um instrumento útil para se afirmar como ente vivo e pulsante, já está passou dessa pra... pior! Como e por que educar onde a cultura e as sociabilidades não têm mais batimentos cardíacos?: eis a pergunta que latejou em mim naquele momento. Sei que, e aprendi também no IFG, que não se faz política pública, muito menos educacional, apenas com utopias. Mas sem sonhos, sem acolher os sonhos que se sonham juntos, em plena luz do dia inclusive, uma política educacional nasce e se perpetua de modo perverso e insuficiente. Sem ter o objetivo de criticar o trabalho profissional daqueles que precederam e forneceram bases para a criação do campus Senador Canedo, gostaria de recuperar a história daqueles que, como eu – pois não sonhei sozinho neste campus – insistiram em lembrar, por diversos caminhos, que não se implementa um campus que não pensa, isto é, sonha a si mesmo. A dialética do diurno e do noturno, do sonho e da racionalidade científica, tornada icônica no projeto filosófico de Gaston Bachelard, se fez presente desde o primeiro instante de minha trajetória no IFG – Senador Canedo. Ela é que permitiu o olhar responsável, contestador e propositivo sem o qual, a despeito de percepções e informações iniciais em contrário, jamais teríamos feito o diagnóstico acertado de que a oferta formativa na área de Educação não era apenas uma demanda real do município de Senador Canedo, e sim um sonho realista para o perfil de atuação do IFG. Os textos que se encontram neste livro são os primeiros frutos da tensão inevitável dos polos que movem o trabalho educador, materializados no curso em questão. Eles representam, acima de tudo, que a Educação Profissional, como política educacional e de nação, deve acolher e dar condições de formar profissionais não-licenciados para a dimensão educativa de sua atuação técnica. Ou, ao contrário, formar educadores para a compreensão da educação tecnológica. Essa via de mão dupla resulta nos textos que os leitores têm agora em mãos. Resulta, igualmente, na contínua provocação do status quo de projetos educacionais muitas vezes efetuados sem o vigor dos que, em conjunto, ousam sonhar acordados. Prof. Thiago Cazarim1, Dr. (Cefet-MG)

Licença

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12 Capítulos

Capítulo 1

DESENVOLVIMENTO DE MÉTRICA PARA MENSURAR LETRAMENTO INFORMACIONAL

Santos, Aline Ribeiro dos
Calixto, Wesley Pacheco
Andrade, Maria Eugênia Sebba Ferreira de
Dutra, Thalita Franco dos Santos
10.37885/221211448
Capítulo 2

ESTUDO DOS SINTOMAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Silva Filho, Antonio Marcelino da
Gomes, Danielle Almeida
Calixto, Wesley Pacheco
Furriel, Brunna Carolinne Rocha Silva
Reis, Márcio Rodrigues da Cunha
Araújo, Wanderson Rainer Hilário de
Santos, Paulo César de Sousa
10.37885/220709322
Capítulo 3

ANÁLISE CURRICULAR DO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA

Santos, Thiago Bertolino dos
Calixto, Wesley Pacheco
Pacheco, Viviane Margarida Gomes
10.37885/230212174
Capítulo 4

MÉTRICA DE DESEMPENHO DA AVALIAÇÃO PROFISSIONAL EM CURSOS TÉCNICOS

Amaral, Fernanda Garcia do
Sousa, Paulo Cesar de
Soares, Rodrigo de Oliveira
Andrade, Maria Eugenia Sebba F. de
Magalhães, Alana da Silva
Araújo, Wanderson Rainer Hilário de
Reis, Márcio Rodrigues da Cunha
Pacheco Calixto, Wesley
10.37885/230412699
Capítulo 5

PROPOSTA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAR INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA LEITURA GRÁFICA

Silveira, Jéssica Rodrigues
Palomo, Katia Guimarães Sousa
Furriel, Brunna Carolinne Rocha Silva
Reis, Márcio Rodrigues da Cunha
Calixto, Wesley Pacheco
10.37885/220709631
Capítulo 6

PROPOSTA DE UNIFICAÇÃO DOS GLOSSÁRIOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Freitas, Luana Walesca Oliveira
Furriel, Brunna Carolinne Rocha Silva
Reis, Márcio Rodrigues da Cunha
Calixto, Wesley Pacheco
10.37885/220509057
Capítulo 7

ANÁLISE DE LUVAS TRANSCEPTORAS PARA AUXÍLIO NA TRADUÇÃO BIDIRECIONAL EM LÍNGUA DE SINAIS

Oliveira, Iury Alves de
Morais, Jordana Lopes
Santos, Paulo Victor dos
Furriel, Brunna Carolinne Rocha Silva
Reis, Márcio Rodrigues da Cunha
Calixto, W. P.
Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz
10.37885/220809654
Capítulo 8

A MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PRETEXTO DA FALÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA VERSUS A EXPERIÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Silva, Jéssica Rodrigues da
Cardoso, João Henrique Corrêa
10.37885/221010399
Capítulo 9

QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES

Queiroz, Maressa Noemia Rodrigues
Calixto, Wesley Pacheco
Andrade, Maria Eugênia Sebba Ferreira de
10.37885/230111830
Capítulo 10

EDUCAÇÃO, TRABALHO, SAÚDE E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Silva, Giuliana Thaíse Araújo da
Araújo, Odete Mary Ferreira de
Furriel, Brunna Carolinne Rocha Silva
Reis, Márcio Rodrigues da Cunha
Calixto, Wesley Pacheco
10.37885/220709529
Capítulo 11

EXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS E PANDEMIA

Efel, Laianny Martins Silva
Araújo, Wanderson Rainer Hilário de
Calixto, Wesley Pacheco
10.37885/230312299
Capítulo 12

PROCESSO DIDÁTICO NO ENSINO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Castro, Jéssica Rosa De
10.37885/230412629